O calor e o frio são capazes de provocar alterações no apetite e digestão do seu animal, é importante que você saiba como amenizar essa situação.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
No verão
É comum que no verão, os pets quase não sintam fome e só queiram dormir o dia todo. Afinal, o simples fato de digerir um alimento requer bastante calor (ou energia) do organismo.
E com as temperaturas elevadas, comer pode significar desconfortos e distúrbios como vômitos ou fezes amolecidas. Por isso, respeite se o seu animal não está afim de comer como de costume.
Diferente de nós, não há nada errado em pular refeições e inclusive – essa pode ser uma ótima alternativa. Tente oferecer as refeições com menos frequência, apenas nos horários mais frescos como bem cedo ou no final da tarde.
Alguns alimentos são muito refrescantes também, se tornando excelentes alternativas de petiscos, como pepino geladinho, melancia, melão, queijos brancos, iogurte natural, gelo no pote de água.
E no frio?
Cães que ficam bastante tempo para fora de casa queimam mais calorias no inverno.
E consequentemente podem precisar de alimentos mais calóricos.
Ofereça petiscos com carboidratos saudáveis, como lasquinhas de batata doce assada no forno, e ofereça ao cão ainda morno, com certeza ele irá amar!
Por outro lado, pets que ficam bastante dentro de casa geralmente se exercitam menos no inverno, e por isso, podem necessitar menos calorias que o usual.
Peça ao seu veterinário uma suplementação alimentar com ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), que ajuda a manter seu amigo com a pele saudável e hidratada, já que a baixa umidade relativa do ar pode deixar mais ressecada, causando coceira e irritação.
Você pode fazer em casa um caldo de carne e ossos para oferecer ao seu cão e gato como petisco.
Esse caldo é extremamente nutritivo, rico em sais minerais, contém glucosamina e condroitina que ajuda a manter as articulações protegidas e é uma ótima opção para ajudar na recuperação de animais debilitados.
Lembrando que sempre um médico veterinário deve ser consultado caso a inapetência do seu amigo se prolongar por muito tempo, ou se o seu pet estiver perdendo peso rápido.
Para acessar essa receita, toque aqui.
Na Comunidade Chef di Animale, contamos com diversas receitas com finalidades diferentes.
Se você procura trazer mais saúde e longevidade para o seu pet, você precisa conhecer a Comunidade Chef di Animale.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Curso de biscoito para cachorro
Aprenda a fazer deliciosos biscoitos para cães com quem mais entende do assunto!
Essa é a oportunidade que você estava esperando para produzir petiscos de uma forma saudável e saborosa. Nele você aprenderá as técnicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelas profissionais, que contam com experiência desde 2013 na área de alimentação pet.