O micro-ondas é uma coisa comum no cotidiano humano, já que traz muita praticidade. Porém, nem sempre ele é a melhor escolha.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
O micro-ondas geralmente é bastante utilizado para o descongelamento e aquecimentos de alimentos e da dieta natural dos cães.
Porém, essas não são as melhores opções de se preparar dietas para o consumo dos cães e gatos e vou te explicar o porquê.
Fatos da utilização do micro-ondas no preparo de alimentos pet
O micro-ondas funciona a partir de energias eletromagnéticas, que acabam aquecendo os alimentos.
Ao aquecer um alimento no micro-ondas, de fato ocorre a perda nutricional desse alimento, por ser um método de cocção mais agressivo, um aquecimento muito rápido.
Portanto, não se recomenda a utilização do micro-ondas para preparar a alimentação natural do seu pet, cozinhar carnes, vegetais e carboidratos nele.
A estrutura química dos alimentos é modificada através do aquecimento do micro-ondas – e isso pode ser até mesmo úitil em alguns casos!
Por exemplo, para extrair e aproveitar melhor os compostos bioativos de crucíferas como o brócolis, devemos “machucar” duas estruturas, com o corte manual, o micro-ondas ou a geladeira, que causa aquele “queimadinho” nos vegetais.
Da mesma forma, utilizar o micro-ondas para descongelar um alimento é uma péssima escolha!
Quando congelamos um alimento, a água presente nele forma cristais de gelo, que precisam de um descongelamento lento para serem devidamente reabsorvidos, seja mantido a suculência e os nutrientes.
É fácil visualizar isso quando descongelamos um alimento rapidamente no micro-ondas e forma uma grande quantidade de água.
Ainda, o micro-ondas causa superaquecimento em algumas partes dos alimentos, podendo prejudicar suplementos vitamínicos e minerais presentes na dieta.
Alguns estudos apontam que a ingestão frequente de alimentos aquecidos no micro-ondas aumentam a porcentagem de células cancerígenas.
E por isso o bom senso é fundamental, assim como o correto entendimento sobre o assunto. Não há nada errado utilizar o micro-ondas de forma pontual, como descongelar um petisco natural por exemplo.
Como descongelar os alimentos pet de forma segura?
Na Comunidade Chef di Animale, não recomendamos o uso do micro-ondas e nem da air fryer, pois ela forma compostos chamados de AGES, ou produtos de glicação avançada.
Mas afinal, como eu devo descongelar a dieta natural do meu pet então?
A melhor forma é o descongelamento lento, onde você deixa a dieta de um dia para o outro na geladeira, para que faça o descongelamento de forma lenta e segura.
Atenção! Não descongele a dieta do seu pet deixando fora da geladeira de um dia para o outro, pois assim você pode contaminá-la, já que a temperatura ambiente é a temperatura ideal para a proliferação de bactérias.
Por isso, faça o descongelamento na geladeira. Assim é a forma segura de descongelar a dieta do seu amiguinho e manter o alimento delicioso!
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui
E-book Fazendo petiscos para cachorro | Petiscos para gatos
Criamos uma seleção deliciosa e saudável de petiscos para cães e gatos que você pode fazer em casa!
Este e-book é perfeito para você que quer oferecer opções de petiscos saudáveis para os seus pets, sem abrir mão do sabor e da diversão.