Sim, eles podem aproveitar todos os benefícios que os vegetais fermentados podem oferecer aos pets. Venha saber mais sobre isso!
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
Os vegetais fermentados, de longe, podem ser considerados como superalimentos. Já que possuem propriedades fantásticas para a saúde dos pets.
É uma forma diferente de preparar vegetais, e talvez não tenha uma aceitação tão grande, mas vale a pena insistir pelos seus benefícios.
Quais são os benefícios dos vegetais fermentados?
Os vegetais fermentados são ricos em vitaminas K2, complexo B, auxilia no fortalecimento do sistema imune e na eliminação de toxinas do organismo.
Os vegetais por si só já são poderosos antioxidantes, e essa forma de prepará-los potencializa todas suas propriedades.
A principal característica da fermentação é o acréscimo de probióticos aos vegetais, que por sua vez trazem inúmeros benefícios para o sistema digestivo dos pets.
Os vegetais fermentados, são ótimos aliados a saúde dos pets como um todo, mas se destacam por possuírem efeitos anticâncer.
Você pode ofertar 1 colher de chá a cada 10 kg de peso do animal, essa quantidade já é capaz de trazer inúmeros benefícios aos pets.
Porém, pode haver uma certa dificuldade na aceitação, então você pode optar por misturá-la na alimentação natural ou em algum petisco favorito do seu pet.
Como preparar a fermentação dos vegetais?
Bom, para a produção dos vegetais fermentados iremos precisar de uma ação fermentadora. E nesse caso podemos utilizar os grãos de kefir.
Na Comunidade Chef di Animale ensinamos aos nossos alunos a como preparar a fermentação do kefir, seja em água ou leite.
Para esse alimento, podemos fermentá-lo de um dia para o outro em água, em média de 850 a 950 ml de água para os grãos de kefir.
Vamos precisar de vidros de conserva de 900 ml, podemos reutilizar vidros de pepino em conserva ou algum outro que você tiver disponível.
Apenas lembre de higienizá-lo muito bem.
Agora que já temos os nossos potes, e nosso agente fermentador, vamos escolher os vegetais a serem utilizados.
Dentre as opções de vegetais estão:
- cenoura;
- beterraba;
- podemos utilizar maçãs também;
- couve;
- escarola;
- repolho verde ou roxo;
- nabos.
Podemos utilizar ervas e temperinhos como:
- cúrcuma;
- gengibre;
- tomilho;
- salsinha;
- manjericão.
Após escolher os seus vegetais, iremos adicioná-los no vidro, junto com uma salmoura, produzida a partir da trituração de salsão sem as folhas, apenas os talos, até obter um líquido.
Uma xícara desse líquido rende a fermentação para até 3 litros de vegetais.
Cubra seus vegetais com esse líquido e adicione 1 colher do resultado da fermentação do kefir. Garanta que não haja espaços sem vegetais nos vidros. Cubra os vegetais com folhas de repolho viradas para baixo.
Feche bem o vidro, a fermentação geralmente ocorre entre 3 a 4 dias no verão e até 7 dias no inverno, deve ser mantido em local com a temperatura entre 18 e 23 °C.
Para saber quanto estão prontos é necessário experimentar os vegetais, se o gosto e sua consistência agradarem o seu paladar, já podem ser ofertados aos pets.
Armazene o vidro após a fermentação na geladeira, sua validade pode ser por alguns meses.
Sempre utilize uma colher limpa e não a leve a boca para ingerir os vegetais, pois assim pode-se facilmente contaminar os vegetais, perdendo todo o seu processo de fermentação.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.