O nutriente mais famoso do tomate pode trazer benefícios para a saúde do seu pet! Conheça mais sobre esse ingrediente.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

Um mito bastante difundido é o de que o tomate é tóxico para animais de estimação. No entanto, essa afirmação é imprecisa. Embora as folhas e caules de tomate contenham uma substância chamada solanina, que pode ser prejudicial aos pets, os tomates maduros não representam risco para a saúde dos pets.

No entanto, é importante oferecê-los com moderação, uma vez que seu alto teor de acidez pode causar desconforto gástrico em alguns animais. Como em qualquer alimento, a chave é a moderação e a supervisão ao introduzir novos itens na dieta do seu pet. Sempre consulte um veterinário para obter orientação específica sobre a dieta do seu animal de estimação.

Os benefícios do tomate

Certamente você já ouviu falar no licopeno presente no tomate. Ele também pode ser encontrado em outras frutas e vegetais vermelhos, como na melancia, figo, goiaba, romã, papaia e alguns pimentões.

tomate
Tomates.

O licopeno tem uma grande capacidade de proteger o cérebro e o fígado.

Além de prevenir câncer de próstata e um grande aliado no tratamento de tumores hepáticos por seus efeitos antiangiogênicos e antiproliferativo.

Ainda, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O licopeno faz, também, uma modulação do sistema imunológico.

Para ser melhor absorvido, ele precisa da presença de gordura e de altas temperaturas. Por isso, você pode fazer uma espécie de molho de tomate e incluir na dieta do seu cão, seja ela alimentação natural ou ração.

Tomates crus também podem ser oferecidos, desde que não estejam verdes, e são boas opções de petiscos.

Todos os tomates podem ser oferecidos, e não precisa retirar as sementes!

Nas sementes encontramos outros nutrientes também fantásticos – como a quercetina (ótimo para problemas dermatológicos) e fitomelatonina (que ajuda na qualidade do sono).

Triturando as sementes do tomate potencializamos as ações antioxidantes, auxiliando na disfunção cognitiva, na redução de tremores e na osteoartrose

Na Comunidade Chef di Animale temos um módulo específico onde falamos dos alimentos, os permitidos, os tóxicos e os não recomendados.

Porque na internet é muito fácil acharmos informações equivocadas sobre os alimentos que podem ser ofertados aos pets. E para que os nossos alunos tenham todo respaldo nessa questão, disponibilizamos além das aulas e a apostila, uma lista com os alimentos permitidos e seus respaldos científicos, bem como, os alimentos não permitidos e os não recomendados para cada caso.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Comunidade Chef di Animale​

Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.