É frequente a declaração orgulhosa de muitos tutores afirmando: “Meu cachorro só come ração, nunca ofereço sobras, NADA mesmo”. Será que isso realmente é bom?
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Um novo estudo mostra que devemos diversificar e oferecer alimentos naturais para os animais, pois são capazes de melhorar a imunidade e toda a microbiota intestinal, e assim evitar o aparecimento de doenças como a atopia e alergias.
Os problemas de pele estão cada vez mais presentes, e um estudo feito recentemente na Finlândia sugere a oferta de sobras de comida humana saudável a filhotes, e que isso pode reduzir significativamente sintomas de hipersensibilidades quando adultos.
O efeito protetor a longo prazo aumentava quanto mais alimentos naturais eram adicionados, sugerindo que quanto mais variedade de sobras saudáveis, mais proteção contra o desenvolvimento de problemas de pele.
O interessante é que a ideia vai contra o conhecimento popular de que oferecer sobras de alimentos aos pets não é uma boa ideia, e de que oferecer somente ração é a melhor alternativa de alimentação saudável.
O estudo mostrou que mesmo cães que consomem 80% de sua dieta total de ração, e ao menos 20% de alimentos saudáveis como carnes, frutas e outros diminui significativamente o risco de doenças alérgicas da pele.
Quais sobras de alimentos são considerados seguros e saudáveis?
É claro que não estamos falando aqui de sobras de alimentos como o nosso arroz e feijão, pizza, pão de queijo ou danoninho.
Os alimentos utilizados no estudo foram peixes, carnes, vegetais, raízes, cogumelos, frutas vermelhas e os incompreendidos produtos lácteos fermentados.
Ou seja, se o alimento que você come é apropriado para a espécie, é seguro para seu cão ou gato, e se seu pet não está acima do peso.
E principalmente, se você considera essas calorias como parte da ingestão diária ideal.
Então, oferecer a seu pet “restos de comida”, dentro de uma dieta balanceada, pode ser uma ideia fantástica, e de fato, pode ser o alimento mais saudável que já consumiram.
Vale ressaltar que a ideia não é ceder pedidos do seu animal enquanto estiver na mesa, pois isso seria reforçar um hábito inadequado.
As sobras de alimentos devem ser oferecidas como petisco, ou substituindo uma parte do alimento principal no próprio comedouro do seu pet, conforme a sua rotina. Oferecer alimentos do nosso prato, na mesa ou na cozinha durante o preparo pode perpetuar o costume de “mendigar” comida.
Se seu pet come ração, lembre-se de pedir ajuda a um profissional para calcular a quantidade e substituir pelo total de ração no dia.
Se você oferece alimentação natural o processo é o mesmo, os nutrientes e calorias dos alimentos oferecidos deve ser considerado.
Os melhores alimentos para dividir com seu pet
As melhores opções de alimentos para oferecer para seu cão ou gato devem ser integrais, sem adição de açúcares, sal ou especiarias. Alimentos orgânicos são ótimas opções para todo mundo!
- Maçãs: rico em antioxidantes e vitamina C.
- Mirtilos: rico em resveratrol, um antioxidante natural, fibras e minerais. Ofereça 2 a 3 frutinhas para cada 5 kg de peso do seu pet.
- Brócolis: fonte de fibras e muitos minerais auxilia na desintoxicação do organismo, na saúde da pele e olhos.
- Chia: fonte de ômega 3, antioxidante e fibras, promove saciedade e pode ajudar no emagrecimento.
- Queijo cottage: rico em cálcio e proteínas.
- Kefir: poderoso probiótico natural, a melhor, mais saborosa e mais barata maneira de cuidar da saúde intestinal do seu pet.
- Cogumelos: são considerados prébioticos, ou seja, os alimentos das bactérias boas do trato gastrointestinal. São ótimos aliados na imunidade e tem propriedades anticâncer.
- Abóbora: muito palatável, fonte de fibras que promove a boa saúde intestinal.
- Castanha-do-Pará: fonte de selênio, ótimo para imunidade. Oferecer com moderação, em pequenas quantidades.
- Sardinha: pode ser até mesmo a enlatada, excelente fonte de ômega 3, muito saudável para a pele e pelos.
Você sabia que a alimentação do pet está ligada a sua longevidade de vida?
A busca dos tutores por uma maior longevidade e qualidade de vida de seus melhores amigos tem estimulado os cientistas a novas pesquisas e estudos.
O que você escolhe alimentar seu filhote pode afetar toda a sua vida.
Por isso na Comunidade Chef di Animale mostramos aos nossos alunos a importância e os benefícios da Alimentação Natural.
E assim, juntos, conseguimos atingir mais tutores, trazendo para os pets uma vida mais saudável, e consequentemente, com uma longevidade muito maior.
Referências: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jvim.16211
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos
Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.
Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação.
Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.