Sem dúvidas tempero é algo típico quando falamos na culinária brasileira, ela está presente na grande maioria dos lares, mas será que cachorro pode comer tempero?

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Hoje no mercado, além dos temperos naturais, aqueles que plantamos na horta de casa, encontramos muitos temperos industrializados.

Porém, devemos ficar atentos, pois cachorro não pode comer tempero industrializado.

cachorro pode comer
Chef de cozinha cortando uma cebola.

Na alimentação há alguns temperos naturais que podemos utilizar, porém ressalto aqui, que temperos industrializados não devem ser utilizados.

Um dos principais motivos de cachorro não poder comer tempero industrializado é que eles possuem altos teores de sódio.

E também pela presença de corantes industrializados, palatabilizantes e conservantes, que podem causar reações alérgicas nos pets.

Qual tempero cachorro pode comer?

Dentre os temperos permitidos para cachorro, podemos listar:

  • orégano;
  • manjericão;
  • alho;
  • salsão;
  • açafrão;
  • canela;
  • gengibre;
  • alecrim.

 

Essas são algumas opções que podemos utilizar na alimentação dos cães e gatos, que inclusive são opções que utilizamos nas receitas da Comunidade Chef di Animale.

Apenas fazendo uma observação, que gato não pode comer orégano, ele é tóxico para gatos, por isso apenas cachorro pode comer orégano.

Quais são os temperos que cachorro não pode comer?

Os temperos que cachorro não pode comer são a cebola, a pimenta do reino, temperos industrializados, como cebola e alho em pó, etc.

A cebolinha também não pode ser ofertada e a noz-moscada também está nessa lista.

Chimichurri, páprica picante, lemon pepper, páprica defumada, cebola desidratada, tempero para pizza, ervas finas, nenhum desses podem ser utilizados.

Devemos sempre ficar atentos aos alimentos permitidos e proibidos para cães e gatos, para evitar as intoxicações.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?

Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.

Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.

Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.