Nós humanos consumimos sementes em nossas dietas, mas será que cachorro pode comer sementes como chia, semente de abóbora e outras? Venha saber mais.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

As sementes são capazes de enriquecer, do ponto de vista nutricional, as dietas dos pets, e ainda possuem propriedades funcionais fantásticas.

Elas podem ser acrescidas tanto na dieta natural, quanto se o seu pet se alimenta de ração comercial.

Montinho de semente de girassol

Benefícios da inclusão de sementes na dieta dos pets

As sementes apresentam características interessantes para a saúde dos nossos amigos.

Algumas sementes, como as sementes de abóbora e de girassol, são uma boa fonte de nutrientes, como proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

Elas podem ser adicionadas à dieta do seu pet com moderação e em quantidades adequadas.

As sementes podem ajudar na digestão do seu pet, especialmente se ele tiver problemas digestivos, como constipação ou diarreia. Elas contêm fibras que ajudam a regular o trato digestivo do seu pet.

As sementes de abóbora também contêm uma substância chamada cucurbitina, que ajuda a reduzir os parasitas intestinais em pets.

Nem todas as sementes podem ser oferecidas. Algumas delas, como as sementes de frutas cítricas, de maçã, pera e pêssego podem apresentar riscos de obstrução intestinal se consumidas em grandes quantidades.

As sementes de maçã, por exemplo, contêm pequenas quantidades de cianeto, o que pode ser tóxico para pets se consumido em excesso.

Quais as principais sementes que podem ser ofertadas?

As principais sementes a serem ofertadas, e que também falamos um pouco sobre elas na Comunidade Chef di Animale são:

  1. sementes de abóbora: As sementes de abóbora são ricas em fibras, vitaminas e minerais, além de conter cucurbitina, que ajuda a reduzir os parasitas intestinais. Elas podem ser torradas e oferecidas como um petisco para cães;

  2. sementes de girassol: As sementes de girassol são uma boa fonte de gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas, mas devem ser oferecidas sem sal e em pequenas quantidades. Alguns cães podem ter dificuldade em digerir as cascas das sementes de girassol, então é recomendável oferecer as sementes sem casca, também trituradas;

  3. sementes de chia: As sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a manter a pele e o pelo saudáveis. No entanto, é importante hidratar as sementes de chia antes de oferecer, liberando ainda mais compostos funcionais como as lignanas;

  4. sementes de linhaça: As sementes de linhaça são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3 e podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e a reduzir a inflamação. Para obter seus benefícios nutricionais e eliminar fatures antinutricionais é importante torrar e moer as sementes de linhaça antes de oferecê-las aos cães, pois as sementes inteiras simplesmente passam pelo trato digestivo sem serem digeridas e sairem inteiras nas fezes.

Quanto oferecer?

Pequenas quantidades já são suficientes para podermos aproveitar os seus benefícios, portanto ofereça com moderação.

A inclusão de, em média 1% da dieta do pet já supre diversas necessidades diárias de nutrientes.

Mas atenção! Pets que são renais crônicos ou que possuem cálculos de oxalato pode ser contraindicado a ingestão de sementes.

Consulte seu médio veterinário responsável para maiores orientações.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui

E-book 15 receitas de petiscos blog

E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos

Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.

Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação. 

Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.