A sardinha pode se tornar o novo petisco favorito dos cães e gatos, além de muito saborosa, contém benefícios interessantes.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

As sardinhas são peixes pequenos e muito saborosos, que fazem parte da vida humana há séculos.

São peixes de água salgada, comumente encontrados nos mares do mundo inteiro. É por isso que são tão populares entre os humanos, pois são fáceis de encontrar.

SARDINHA
Sardinha.

E a boa notícia é que esses pequenos peixes também são uma opção saudável para o seu animal de estimação.

Os cães, gatos e até aves podem se beneficiar da ingestão de sardinhas, pois elas contêm ômega 3, proteínas, minerais e vitaminas que são muito importantes para o funcionamento saudável do organismo dos animais.

Conheça um pouco mais sobre a sardinha

Os peixes como a sardinha, atum e salmão são alimentos ricos em nutrientes que podem trazer inúmeros benefícios à saúde do seu animal de estimação.

Eles contêm gorduras ômega-3 DHA e EPA, que podem melhorar o sistema imunológico, a saúde do coração e dos olhos, além de ter um papel importante na redução de inflamações.

No entanto, para garantir que seu pet receba esses benefícios, é importante adotar alguns cuidados.

O primeiro deles é não exagerar na quantidade – apenas 100 g de sardinha contém ômega-3 suficiente para suplementar a dieta de um cão de porte médio ou até grande.

Não devemos ignorar que muitos peixes são reservas de metais pesados. A poluição do meio ambiente tem um impacto significativo na vida dos peixes.

Além das possíveis contaminações por resíduos industriais levados para os oceanos, o mercúrio presente no ambiente pode se acumular nos peixes quando passa por suas guelras e é absorvido pelo sistema digestivo.

Como ofertar a sardinha aos pets?

Agora que você já sabe como ocorre as contaminações dos peixes, vamos falar sobre como inserir a sardinha na dieta do seu pet.

Gatos, por exemplo, amam sardinha e peixes, mas ao contrário do que muitos imaginam, não devem consumir uma quantidade excessiva de frutos do mar.

Pois as proteínas de origem marinha são ricas em iodo, mineral que eles precisam em menor quantidade, pois podem ser propensos ao hipertireoidismo.

Ainda assim, a sardinha, é uma escolha nutritiva para os cães e gatos.

Além de proporcionar iodo biodisponível, são uma das maiores fontes de EPA e DHA na natureza. Além das sardinhas, só conseguimos esses nutrientes com óleo de krill, por exemplo.

Sardinha é uma ótima fonte de minerais importantes, como cálcio, fósforo, ferro e zinco, que são essenciais para o metabolismo dos cães.

Esses minerais também ajudam a controlar o nível de hormônios na tireoide, o que pode melhorar a saúde dos cães com doenças hormonais.

Na Comunidade Chef di Animale sempre orientamos aos nossos alunos sobre a oferta adequada de petiscos naturais e assim, substituir as opções industrializadas que encontramos disponíveis no mercado por opções naturais que trazem inúmeros benefícios para a saúde dos pets.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book 15 receitas de petiscos blog

E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos

Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.

Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação. 

Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.