Ninguém resiste aos ovos de Páscoa, não é mesmo? Por isso, entendemos a importância de criar receitas de páscoa pet, como os ovos de páscoa para gato também.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

No chocolate encontramos vários nutrientes inadequados para os gatos, como carboidratos, açúcares, gorduras saturadas e as metilxantinas (teobromina e cafeína).

O chocolate, para humanos, é sim fonte de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, mas ele pode até mesmo matar os nossos amigos.

O fígado dos gatos não consegue metabolizar a teobromina, e é considerada o componente mais tóxico e prejudicial presente no chocolate.

A ingestão dessas substâncias causa agitação, taquicardia e aumenta a frequência respiratória e afetam diretamente o sistema nervoso central.

A concentração de teobromina é maior em chocolates mais escuros (amargos), e pequenos pedacinhos já são suficientes para intoxicar.

Sintomas vômitos, diarreias e febre podem aparecer dentro de 6 a 12 horas após a ingestão, e podem persistir por até 3 dias, dependendo da quantidade consumida e da sensibilidade do animal.

Páscoa para gato
Gato comendo petisco.

Existe um substituto para o chocolate para gatos?

Sim, e se chama alfarroba! Ela pode ser utilizada nas preparações pets, em receitas que precisam do chocolate.

Use para confeitar bolos e petiscos, também pode ser utilizado para decorar pratos ou compor a decoração de um kit festa para cães e gatos.

Ele vai  servir como substituto do chocolate, seja a opção em barra ou em pó. Com ele, conseguimos trazer essa coloração para dar um destaque especial em nossas receitas.

Além disso, a alfarroba mantém a textura do bolo, não oscila tanto, então é um produto que eu recomendo e vocês podem utilizar.

Sabe aquele biscoitinho que você pode escrever o nome do pet em cima, ou alguma frase bonitinha?

É possível fazermos essas opções com a alfarroba em barra, derretendo a alfarroba em banho maria. Ela fica em uma consistência linda.

Utilizando a alfarroba nas receitas de Páscoa para gatos

A alfarroba ainda pode ser utilizada para produzir ovos de Páscoa para gatos, utilizando a alfarroba em barra.

Assim, você pode compartilhar esse momento com o seu felino, o ovo de Páscoa para gato produzido com alfarroba, além de seguro é muito benéfico para os gatinhos.

Se você quer aprender a produzir um ovo de páscoa para gato com alfarroba, toque aqui.

Além de ser saborosa, a alfarroba contém muitos benefícios super interessantes para a saúde dos pets.

A alfarroba é fonte de vitaminas A, E, D, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

É rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio.

Com um teor de quase 40% de fibras, elas atuam como prebióticos, alimentando as bactérias boas do intestino melhorando toda saúde digestiva e favorecendo a absorção dos nutrientes.

Como se não bastasse, a alfarroba tem em torno de 20% de polifenóis, que são antioxidantes que combatem os radicais livres.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Ovo de Páscoa Pet

Curso de páscoa pet

Prepare-se para presentear seus amigos peludos com uma deliciosa Páscoa com o nosso Curso de Páscoa Pet! Este curso foi criado para quem deseja mimar cães e gatos com petiscos de Páscoa especiais. Você aprenderá a fazer uma variedade de petiscos usando ingredientes saudáveis e seguros que são adequados para a dieta deles.

Se você é um tutor de pet que adora cozinhar, um profissional da área ou deseja empreender e oferecer algo especial aos cães e gatos, nosso Curso de Páscoa Pet é para você!