Afinal, o que são os probióticos e por que fazem muito bem a saúde dos cachorros?
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Os probióticos são microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Eles geralmente são bactérias ou leveduras que colonizam o trato gastrointestinal e ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal, promovendo a digestão saudável e o fortalecimento do sistema imunológico.
Que bactérias são essas?
O intestino é habitado por uma grande variedade de microorganismos, incluindo bactérias boas e ruins. As bactérias boas são aquelas que desempenham papéis importantes na manutenção da saúde do hospedeiro, enquanto as bactérias ruins podem causar doenças ou outros problemas de saúde.
As bactérias boas incluem principalmente as espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium, que ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal e a promover a digestão saudável. Essas bactérias produzem ácidos graxos de cadeia curta, que fornecem energia para as células intestinais e também ajudam a controlar a inflamação no trato gastrointestinal. Além disso, elas podem ajudar a prevenir infecções intestinais causadas por bactérias patogênicas, como a Escherichia coli.
Por outro lado, as bactérias ruins no intestino podem incluir espécies de bactérias patogênicas. Essas bactérias ruins podem prejudicar o equilíbrio da flora intestinal e levar a problemas como diarreia, cólicas e dor abdominal.
O desequilíbrio entre elas pode ocorrer por vários motivos, como a utilização constante de medicamentos e antibióticos, que acaba interferindo diretamente no desequilíbrio da microbiota intestinal.
Esse desequilíbrio, além da sintomatologia, prejudica a absorção dos nutrientes da dieta e a formação das vitaminas essenciais para a saúde do organismo, como a vitamina D.
Como ofertar os probióticos?
Sendo assim, a oferta de probióticos pode ser recomendada em diversas situações, como na transição para a alimentação natural ou em quadros de disbiose e doenças inflamatórias intestinais.
Mas também pode ser oferecido com o uso regular, não necessariamente todos os dias, mas também não somente quando há desconforto gastrointestinal.
Existem várias formas de introduzir os probióticos na rotina de alimentação do seu animal.
Basicamente, temos as pastas comerciais de diversas marcas e sabores, fórmula manipulada ou iogurte natural/Kefir.
É interessante que o probiótico seja administrado em jejum, pela manhã ou a noite.
Na Comunidade Chef di Animale produzimos diversas receitas que utilizam o kefir, fazendo trocas inteligentes para beneficiar a saúde do pet.
Ensinamos ainda a como você pode produzir e multiplicar seus grãos de kefir, para que tenha a disposição sempre que precisar.
Você sabia que podemos utilizar o kefir até mesmo para fazer a fermentação de massas? Na confeitaria pet utilizamos ele como ator de fermentação.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
São mais de 27 receitas com instruções específicas para trazer inúmeros benefícios a eles, além de dezenas de combinações de bolos para cães e gatos, com coberturas, recheios e formatos diferentes.
Para quem busca conhecer a culinária que fará os rabinhos abanar, esse é o conteúdo que faltava!