Cães adoram comer! É um dos maiores prazeres da vida deles. Mas algumas vezes há situações que o cachorro nega comida, e devemos ter atenção com isso, e na esperança de ajudar, às vezes tomamos atitudes que não são tão adequadas e, ao invés de ajudar nesse processo, acaba dificultando.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Em dias muito quentes é normal que o apetite do seu cão reduza consideravelmente.
O próprio processo de digestão gera calor, e exige muito do organismo. Dias de verão em cidades muito quentes podem deixar os cães com uma vontade de dormir o dia todo, e isso não significa que estão doentes.
Respeite o tempo do seu animal. Muitos cães gostam de se alimentar apenas uma vez ao dia, mais no final da tarde quando a temperatura está mais amena.
E não há problema nenhum nisso, pois cães saudáveis toleram bem o jejum.
Observe o comportamento e o porquê seu cachorro nega comida
Cães não expressam a dor como nós humanos. Pode ser que ele esteja com dorzinha de barriga, gases, cólicas…
Ou até mesmo quando estão se recuperando de alguma cirurgia, estão debilitados, doentes. É normal que a fome “vá embora”, justamente porque o organismo dele é tão inteligente que sabe que não está apto para digerir o alimento recebido.
Por isso, nesses casos, não force a alimentação. Você pode oferecer, temporariamente, uma dieta base de fácil digestão, como arroz ou batata com franguinho desfiado ou carne moída, por uns 2 dias até que o organismo se recupere.
Cuidado com os petiscos! Geralmente é aí que erramos mais. É quando eles estão mais chatinhos e fazendo “manha” para comer que precisamos restringir os petiscos.
Se estiver muito quente, ficar oferecendo petiscos no lugar da refeição só vai criar um hábito viciante que vai ser difícil de ser retirado.
Se seu cão não estiver legal, oferecer petiscos só vai dificultar o processo de recuperação. E se o seu cão esteja recusando o alimento principal com mais frequência do que o imaginado pode ser que o problema esteja justamente aí: excesso de petiscos!
Eles ficam esperando ganhar e não vão querer comer o que devem. Misturar agrados na ração também só vai reforçar esse hábito inadequado como sendo algo positivo.
Fora que você vai ajudar seu cão a ficar gordinho mais rápido. Petiscos devem ser oferecidos com finalidade de agrado ou recompensa, e sempre com moderação.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?
Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.
Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.
Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.