Infelizmente hoje vemos que muitos cachorros envelhecem doentes. É frequente que cães idosos tenham problemas de pele, artrite, artrose, problemas digestivos e outras doenças sérias como diabetes e câncer.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
A medida que os cães envelhecem, eles se tornam mais suscetíveis a uma série de problemas de saúde e doenças, assim como os humanos.
Alguns dos problemas de saúde mais comuns que podem afetar cães idosos incluem:
- artrite e problemas nas articulações: à medida que os cães envelhecem, suas articulações podem ficar rígidas e doloridas, levando a artrite ou outros problemas nas articulações;
- problemas dentários: cães mais velhos são mais propensos a desenvolver tártaro, problemas nas gengivas ou perda de dentes;
- câncer: os cães correm um risco maior de desenvolver câncer a medida que envelhecem;
- disfunção cognitiva: semelhante a doença de Alzheimer em humanos, a disfunção cognitiva pode causar confusão, perda de memória e outras alterações comportamentais em cães idosos;
- doença renal e hepática: os rins e o fígado podem se tornar menos eficientes a medida que os cães envelhecem, levando a uma série de problemas de saúde;
- diabetes: cães idosos correm um risco maior de desenvolver diabetes, o que pode levar a uma série de complicações secundárias;
- doença cardíaca: cães mais velhos podem desenvolver doenças cardíacas, que podem levar a dificuldades respiratórias, letargia e outros problemas de saúde.
Como devemos prevenir?
Embora não haja como prevenir completamente esses problemas de saúde, exames veterinários regulares e cuidados preventivos podem ajudar a identificar e tratar quaisquer problemas de saúde antes que se tornem mais graves.
Uma dieta saudável, exercícios regulares e controle de peso adequado são essenciais para manter os cães idosos saudáveis e ativos por mais tempo.
Precisamos entender que o envelhecimento começa a nível celular, cada uma de nossas células precisam ficar saudáveis e em bom funcionamento para que possam assim exercer sua função de carregar nutrientes e oxigênio pelo organismo.
E para isso precisamos agir preventivamente e não apenas quando os nossos animais ficam velhinhos e a gente percebe problemas de saúde.
Temos que cuidar da saúde deles desde filhotes. E adivinha o que a célula mais precisa? Uma boa nutrição, e aí que uma alimentação de qualidade vai fazer toda a diferença no processo de envelhecimento saudável.
Alguns fatores externos e hábitos comuns do nosso cotidiano podem prejudicar o bom funcionamento do organismo, como:
- Intoxicação a longo prazo por poluição metais pesados, micotoxinas e outros contaminantes;
- Cachorros que bebem água da piscina com frequência podem estar com alto teor de cloro no organismo;
- Tártaro;
- Sedentarismo.
DICAS PARA MELHORAR A SAÚDE DO SEU PET
A boa notícia é que temos ótimas opções de alimentos funcionais que vão ajudar a saúde do seu velhinho.
Mas primeira dica que eu posso compartilhar com vocês: A saúde começa pela boca e termina no intestino. Se você quer ver seu pet envelhecer com saúde cuide da saúde bucal e intestinal.
E como eu posso ajudar o intestino a se manter sempre em bom funcionamento? Os probióticos são ótimos aliados.
O intestino dos cães é colonizado por inúmeras bactérias, tanto boas quanto ruins.
E quando eles estão doentes, obesos, inflamados, as bactérias benéficas começam a perder força para as bactérias ruins.
Você pode utilizar produtos comerciais ou se beneficiar de opções naturais como iogurte integral ou se você tiver o costume de preparar o Kefir.
Oferecer probióticos ao menos três vezes na semana vai fazer toda diferença na saúde do seu cão.
Sabe o que mais você pode fazer?
Usar temperinhos naturais como coentro, ou vegetais nutritivos que auxiliam na desintoxicação do fígado como a berinjela.
Otimizar os níveis de vitamina B12 e vitamina D da dieta também são essenciais para um bom envelhecimento. Você encontra vitamina B 12 em ovos peixes e até mesmo no iogurte natural.
Aliás, a oferta de ovos como petisco ou na composição da alimentação natural é muito interessante.
A vitamina D é super importante para o organismo, e como os cães não a absorvem pelo sol, precisa ser ingeridas na dieta.
Se o intestino do seu animal não estiver funcionando bem, a produção de hormônio D no organismo vai estar prejudicada.
Portanto a suplementação com vitamina D pode ser recomendada pelo seu médico veterinário.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
São mais de 27 receitas com instruções específicas para trazer inúmeros benefícios a eles, além de dezenas de combinações de bolos para cães e gatos, com coberturas, recheios e formatos diferentes.
Para quem busca conhecer a culinária que fará os rabinhos abanar, esse é o conteúdo que faltava!