Cães podem comer uva? Gatos podem comer uva?E se tirar as sementes? Cães grandes não se intoxicam? Uva passa também não pode? O que fazer em caso de intoxicação? Venha saber tudo sobre os perigos da uva para cães e gatos.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

A relação entre uva e animais de estimação, especialmente cães e gatos, é envolta em mistério e preocupações de saúde. Enquanto para nós a uva pode ser um lanche saudável, para nossos amigos de quatro patas, essa fruta traz riscos potenciais. Vamos explorar por que a uva é considerada tóxica para cães e gatos, o que a ciência sabe e o que ainda está envolto em dúvida.

uvas
Uvas.

Então… Cachorro pode comer uva? Gato pode comer uva?

Cães e gatos não podem comer uvas. As uvas são tóxicas para os cães. Se você quer dar ao seu pet os nutrientes e antioxidantes que ele perde porque não pode comer uvas, experimente oferecer amoras, mirtilos, morangos… Estão cheios de antioxidantes e vitaminas para manter o seu pet feliz e saudável!

Mas porque a uva é tóxica para pets?

A toxidade da uva para cães e gatos é uma preocupação bem estabelecida entre os tutores e profissionais de saúde animal. No entanto, o que ainda permanece desconhecido é qual exatamente o composto ou compostos presentes na uva que levam a essa toxicidade. As reações variam de animal para animal, e os sintomas podem incluir vômitos, diarreia, falta de apetite e até falência renal. A ausência de uma compreensão clara sobre os agentes tóxicos torna o consumo da uva uma questão delicada para os pets.

Enquanto a causa exata da toxicidade da uva ainda não foi identificada, várias hipóteses têm sido exploradas, como micotoxinas, agrotóxicos ou substâncias presentes na fruta, como o ácido oxálico.

Como muitas informações ainda continuam desconhecidas, qualquer exposição deve ser motivo de atenção.

Sintomas e tratamento

Os sintomas de intoxicação por uva em cães e gatos podem se manifestar de maneiras variadas. Os sinais iniciais frequentemente incluem vômitos e diarreia, acompanhados de fraqueza e desânimo. Em alguns casos mais graves, podem ocorrer sintomas como aumento da sede, diminuição da produção de urina, dor abdominal e perda de apetite. É importante ressaltar que a gravidade dos sintomas pode variar dependendo do tamanho do animal, da quantidade de uva ingerida e de outros fatores individuais.

O tratamento consiste em bloquear a absorção da toxina e assim prevenir ou minimizar os danos renais.

Controvérsias

Surpreendentemente, o extrato de semente de uva é um ingrediente permitido que pode ser encontrado em alguns alimentos comerciais para cães e gatos. Tanto a farinha de sementes quanto o óleo de semente de uva são fontes de antioxidantes benéficos.

Mas afinal, se a uva é conhecidamente tóxica e perigosa para animais de estimação, qual é a segurança do extrato de semente de uva?

Segundo o departamento de toxicologia para pets da ASPCA – American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (uma organização não-governamental dos Estados Unidos que combate a crueldade contra animais) “não temos dados que indiquem os riscos da exposição ao extrato ou óleo de semente de uva. A maioria dos suplementos nutricionais e outros produtos que contêm óleo ou extrato de semente de uva contêm quantidades relativamente pequenas e ainda não observamos nenhum problema sério.”

Um estudo realizado em 2016 de fato comprovou a segurança desse ingrediente para cães.

Tomando decisões informadas!

Em um cenário onde a relação entre uva, animais de estimação e extrato da sua semente ainda é repleta de incertezas, a cautela é fundamental. Como tutor responsável, é importante estar ciente dos riscos e das incertezas em torno do assunto. Enquanto a ciência continua a investigar essa complexa relação, a prioridade máxima é a saúde e a segurança de nossos queridos companheiros.

REFERÊNCIAS:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4973095/

Na Comunidade Chef di Animale explicamos e disponibilizamos uma planilha com os alimentos tóxicos, contraindicados e seguros para os pets.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

São mais de 27 receitas com instruções específicas para trazer inúmeros benefícios a eles, além de dezenas de combinações de bolos para cães e gatos, com coberturas, recheios e formatos diferentes. 

Para quem busca conhecer a culinária que fará os rabinhos abanar, esse é o conteúdo que faltava!