As farinhas fazem parte da produção de petiscos e rações, a diferença está na qualidade do produto utilizado, afinal a farinha de trigo pode ser usada?
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
A farinha de trigo integral é um ingrediente versátil e muito adaptável nos preparos das receitas.
Por ter uma digestão mais lenta e conter fibras, não causa picos de glicemia, promove a saciedade e previne a constipação.
Além das vitaminas e minerais, encontramos na farinha de trigo integral outros nutrientes que se destacam.
A betaína, um aminoácido que ajuda a reduzir inflamações crônicas; e triptofano e vitamina B6, precursores da serotonina – o hormônio da felicidade!
Não utilizamos a farinha de trigo branca refinada por não conter valor nutricional e predispor a picos glicêmicos e a obesidade.
O glúten faz mal?
Glúten é um conjunto de proteínas encontrado em grãos como a cevada, centeio e trigo, que é formado quando se adiciona água e o processo mecânico de sovamento da massa.
Na culinária, ele é responsável pela viscosidade e elasticidade, proporcionando o crescimento de pães e bolos, e com o processamento térmico (como o forno), resulta em um produto estável.
Por outro lado, o glúten pode ser contraindicado, de forma contínua, na dieta de alguns pets, como os portadores de doença inflamatória intestinal ou hipersensibilidade.
Petiscos feitos em casa ou em cozinhas industriais são saudáveis para todos os pets, e é diferente de oferecer diariamente uma ração com glúten, (isso sim deveria ser evitado!).
E o trigo sarraceno, pode?
Enquanto o trigo sarraceno carrega a vantagem de não ter glúten, ele é mais caro.
Mais difícil de encontrar e contém um teor bem mais elevado de ácido oxálico, que predispõe à formação de cálculos urinários.
Sorgo?
Apesar de ser um pouco mais difícil de encontrar, a farinha de sorgo é uma boa opção para quem deseja evitar o glúten.
Na Comunidade Chef di Animale possuímos diversas aulas falando das inúmeras opções de farinhas.
As receitas da Comunidade são produzidas utilizando, de preferência, as farinhas que possuem benefícios para a saúde dos pets.
Sejam elas as farinhas de frutas, de amêndoas, farinha de linhaça, etc.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?
Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.
Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.
Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.