Conheça por que você não deve ofertar alguns tipos de petiscos, e pelo que você pode substituir.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Alguns produtos que consideramos como petiscos, na verdade são classificados como “produtos mastigáveis” – como é o caso dos famosos ossinhos de couro. Geralmente esse tipo de petisco não tem nem o prazo de validade na embalagem!

Os ossinhos de couro são um petisco popular entre os tutores de cães, muitas vezes considerados como uma recompensa saborosa e duradoura para seus amigos peludos. No entanto, o que muitos não percebem é que esses ossinhos podem representar riscos à saúde dos cães. Nesta matéria, exploraremos os perigos associados aos ossinhos de couro e forneceremos alternativas mais seguras para manter seu cão saudável e feliz.

Diversos tipos de petiscos industrializados

Os Perigos Ocultos:

  1. Risco de Engasgamento: Ossinhos de couro podem fragmentar-se em pedaços pequenos à medida que os cães os mastigam, aumentando o risco de engasgamento ou obstrução intestinal.
  2. Dificuldades Digestivas: Os fragmentos de couro podem ser difíceis de digerir e podem causar desconforto gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia.
  3. Risco de Lesões Dentárias: Mastigar ossos duros de couro pode levar a fraturas dentárias, o que pode ser doloroso para o seu cão.
  4. Presença de Produtos Químicos: Alguns ossinhos de couro são tratados com produtos químicos para dar sabor ou prolongar a vida útil. Esses produtos químicos podem ser prejudiciais para a saúde do seu cão.

Por quais petiscos podemos substituir os petiscos industrializados?

Alternativas Mais Seguras:

 

  1. Ossos recreativos: ossos de verdade são alternativas naturais para aliviar o estresse dos pets. Mas lembre-se que a sua oferta deve ser sempre CRUA. Nunca ofereça ossos cozidos aos pets.
  2. Petiscos desidratados: Produtos desidratados são boas alternativas, mas devem conter apenas um ingrediente. Evite produtos defumados ou com a inclusão de possíveis aditivos nocivos à saúde dos pets.
  3. Legumes e Frutas Seguras: Cães adoram mastigar cenouras cruas ou maçãs fatiadas. Certifique-se de escolher opções seguras e ofereça em moderação.

Lembre-se sempre de que a segurança e o bem-estar do seu amigo peludo devem ser prioridades, e escolher petiscos e brinquedos adequados é uma maneira importante de demonstrar seu amor e cuidado.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Curso de biscoito para cachorro

Aprenda a fazer deliciosos biscoitos para cães com quem mais entende do assunto!

Essa é a oportunidade que você estava esperando para produzir petiscos de uma forma saudável e saborosa. Nele você aprenderá as técnicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelas profissionais, que contam com experiência desde 2013 na área de alimentação pet.

Biscoito para cachorro - Chef di Animale