Você sabia que o petisco é o principal fator de obesidade nos cães? Por isso você deve aprender a calcular a quantidade diária do seu pet.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Existe uma regrinha básica de quantidade que você pode seguir para não comprometer o balanceamento da dieta principal, e nem oferecer excessos de calorias que possam causar o ganho de peso.

Talvez você já tenha ouvido falar que o devemos oferecer somente 10% da quantidade de alimentação que o cão come em forma de petiscos.

Nesse caso se um cão come  200g de alimentação natural o recomendado para esse pet seria de até 20g de petiscos ao dia.

Mas existem algumas variáveis que devemos levar em consideração sobre isso:

  • Devemos oferecer 10% do total de calorias, e não necessariamente de quantidade de alimento. Mas é claro que na prática é bem mais fácil tomar como base o peso dos petiscos que costumamos oferecer, e que em uma média devem se aproximar dos 10% do total calórico ingerido no dia.
  • Precisamos usar o bom senso: se o cão for um cão obeso você deve oferecer uma quantidade menor.
  • As inúmeras opções de petiscos que oferecemos aos pets possuem aporte calóricos diferentes. Essa diferença é grande até mesmo entre ingredientes do mesmo “tipo”, como as frutas – uma banana é muito mais calórica que uma melancia. Isso também deve ser levado em consideração.
  • Costumamos não pesar os alimentos quando oferecemos aos pets, e isso pode fazer toda a diferença para um hábito saudável de oferta de petiscos.
  • Petiscos devem ser oferecidos de maneira pontual, com moderação e critério, como um agrado ou recompensa.

 

Ravioli com petisco Chef di Animale
Gato com um petisco.

Procure ofertar petiscos naturais, menos calóricos

Petiscos industrializados geralmente são bem calóricos, feitos com ingredientes que elevam a glicemia, e abundantes em aditivos químicos. Opte por opções naturais, integrais e saudáveis.

Essas opções podem ser tanto receitas saudáveis e funcionais, quanto os próprios alimentos como frutas e vegetais – ricos em compostos fenólicos e antioxidantes naturais que são muito benéficos.

Proteínas em geral são excelentes opções de petiscos para cães e gatos, como ovos e carnes sem tempero.

Na Comunidade Chef di Animale, ensinamos todos os benefícios da alimentação natural e da confeitaria pet.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Curso de biscoito para cachorro

Aprenda a fazer deliciosos biscoitos para cães com quem mais entende do assunto!

Essa é a oportunidade que você estava esperando para produzir petiscos de uma forma saudável e saborosa. Nele você aprenderá as técnicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelas profissionais, que contam com experiência desde 2013 na área de alimentação pet.

Biscoito para cachorro - Chef di Animale