Conheça os alimentos proibidos de verdade!

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Nossa conexão com nossos animais de estimação é inegavelmente forte, e, como tutores responsáveis, queremos proporcionar a eles uma vida longa e saudável. Parte disso envolve garantir que a dieta dos nossos pets seja segura e nutritiva. Embora muitos alimentos possam ser compartilhados com segurança com nossos amigos de quatro patas, alguns podem ser extremamente perigosos e até mortais. Infelizmente, ainda existem muitos equívocos na internet sobre a toxicidade de certos alimentos. Para ajudá-lo a manter seu pet a salvo, destacamos os alimentos que você deve evitar a todo custo:

alimentos
Cachorro comendo alface.

1. Uvas e Passas

Uma pequena porção de uvas ou passas pode ter consequências graves para o seu pet. Estudos indicaram que essas frutas podem causar insuficiência renal em cães, levando a sintomas como vômitos, diarreia e letargia. Em casos mais graves, o consumo dessas frutas pode ser fatal. A gravidade da reação pode variar de um animal para outro, mas é melhor não arriscar e manter uvas e passas longe do alcance do seu pet.

2. Carambola

A carambola é uma fruta exótica e deliciosa, mas para cães pode ser extremamente tóxica. Além do altíssimo teor de ácido oxálico, que predispõe à formação de cálculos, essa fruta contém substâncias que podem afetar negativamente o sistema nervoso dos pets. Os sintomas incluem vômitos, tremores, convulsões e até mesmo a possibilidade de coma. Se você tem uma caramboleira em casa, lembre-se de que os cachorros não devem ter acesso a essas frutas.

3. Chocolate

A maioria de nós sabe que o chocolate é um alimento proibido para cães e gatos, mas a tentação de compartilhar um pedaço pode ser grande. No entanto, o chocolate contém teobromina e cafeína, substâncias que não são metabolizadas pelos pets da mesma forma que pelos humanos. Isso pode levar a uma série de problemas, desde desconforto gastrointestinal até palpitações cardíacas, tremores e, nos casos mais graves, convulsões e morte. Lembre-se sempre de manter chocolates longe dos animais de estimação e de alertar visitantes sobre os riscos.

4. Café e Cafeína

Assim como o chocolate, o café contém cafeína, que é tóxica para os pets. O mesmo vale para frutas e alimentos que contém cafeína (guaraná, açaí, erva mate, chá preto). Os sintomas de intoxicação por cafeína incluem inquietação, batimentos cardíacos acelerados, tremores musculares, convulsões e, em casos extremos, óbito. Portanto, evite deixar xícaras de café ou latas de refrigerante acessíveis a cães e gatos.

5. Cebolas

As cebolas, apesar de pequenas, contêm compostos que podem ser altamente tóxicos para cães e gatos. Essas substâncias podem causar danos às células sanguíneas dos animais, levando a condições como anemia. Os sintomas incluem fraqueza, vômitos, diarreia e, em casos graves, insuficiência respiratória. Evite alimentar seu pet com alimentos que contenham cebola, como papinhas de bebê e molhos. Mantenha também as cebolas fora do alcance do seu animal de estimação e tenha cuidado ao preparar refeições para garantir que não haja derramamentos acidentais desses alimentos tóxicos. O mesmo vale para a cebolinha e o alho poró.

6. Macadâmia e Noz Moscada

Embora outras castanhas são permitidas e até indicada, cuide com essas opções. As macadâmias podem causar vômitos, fraqueza, tremores e até mesmo letargia em cães, mesmo em pequenas quantidades. A noz-moscada, quando consumida em grandes quantidades, pode causar distúrbios neurológicos em cães e gatos, incluindo convulsões. Certifique-se de manter esses ingredientes fora do alcance dos seus animais de estimação e esteja ciente dos produtos que os contenham, evitando que seus pets tenham acesso a esses itens potencialmente perigosos.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

São mais de 27 receitas com instruções específicas para trazer inúmeros benefícios a eles, além de dezenas de combinações de bolos para cães e gatos, com coberturas, recheios e formatos diferentes. 

Para quem busca conhecer a culinária que fará os rabinhos abanar, esse é o conteúdo que faltava!