O ovo é uma fonte de proteína fantástica para oferecer para os pets, mas será que eles podem comer ovo cru?

Por Bettina Michalak – Médica Meterinária – CRMV-SC 5069

Imagine um cão (ou um felino) na natureza, que encontrou um ninho com ovos fresquinhos.

Muito possivelmente, seguindo seus instintos, o animal irá come-los assim, inteirinho, com casca e tudo.

Porque então nos parece tão estranho oferecer ovo cru para cães e gatos?

Afinal, ovos são super saudáveis e possuem inúmeros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Mas há muita dúvida, mitos e questionamentos em relação ao consumo do ovo cru pelos pets.

ovos crus
Ovos.

Afinal, os cachorros podem comer ovo cru?

Em humanos, o consumo do ovo cru não é indicado por causa de uma bactéria chamada salmonella, presente no trato digestivo das aves e que podem contaminar os ovos. Salmonelose é uma DVA (doença veiculada por alimentos) de grande importância na saúde pública.

Mas sempre devemos lembrar que estamos falando de dieta para ANIMAIS. Cães e gatos convivem com a salmonella em seus tratos digestivos e, portanto, não apresenta riscos de intoxicação em animais saudáveis (que não estejam debilitados ou imunossuprimidos!)

Mas sim, por mais natural que seja, temos pontos importantes a considerar: a clara crua contém um composto chamado avidina, que se liga a moléculas de biotina, diminuindo a sua absorção no organismo.

Por isso, nunca deve se oferecer somente a clara crua para pets, e sim sempre com a gema junto.

Isso porque na gema, encontramos quantidades significativas de biotina, suficientes para nutrir o pet mesmo que exista a avidina “roubando” essas moléculas.

Vale destacar que o ovo é apenas um dos ingredientes que utilizamos nas dietas, podendo ser oferecido como agrado, petisco ou como uma parte da porção proteica.

Ovos são ricos em gordura, e possuem ácido araquidônico – um tipo de ômega 6 que não pode faltar na dieta, mas que em excesso pode intensificar processos inflamatórios.

Portanto para oferecer ovos, sejam crus ou cozidos, tenha alguns pontos resumidos abaixo:
  • comer ovos crus faz parte da natureza dos cães;
  • há biotina suficiente em uma dieta balanceada, assim como em vísceras que também deve fazer parte da alimentação natural.
    Se você oferece uma dieta rica e equilibrada, não há motivos para temer deficiências nutricionais;
  • cães e gatos possuem a salmonella presente no seu trato digestivo, portanto, a salmonellose não tem tanto risco em animais como em humanos;
  • ovos devem ser oferecidos com moderação: para cães abaixo de 10 kg, um ovo inteiro pode ser demais! Uma ótima alternativa para não exagerar é oferecer ovos de codorna (in natura, não em conserva);
  • se oferecer ovos diariamente, ou em maior quantidade devido à alguma dieta restritiva, pode cozinha-los ou, se preferir, oferecer sem a clara.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Curso de biscoito para cachorro

Aprenda a fazer deliciosos biscoitos para cães com quem mais entende do assunto!

Essa é a oportunidade que você estava esperando para produzir petiscos de uma forma saudável e saborosa. Nele você aprenderá as técnicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelas profissionais, que contam com experiência desde 2013 na área de alimentação pet.

Biscoito para cachorro - Chef di Animale