Há inúmeros erros que os tutores geralmente cometem na dieta dos cães e gatos, venha conferir alguns dos principais

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

Infelizmente, alguns erros cometidos podem afetar diretamente a saúde dos pets. Muitas pessoas cometem esse erro pela simples falta de informação e orientação dos profissionais.

Por isso, é muito importante que os tutores e produtores de Alimentação Natural tenham um conhecimento aprofundado sobre a alimentação pet.

Vamos listar aqui alguns dos principais erros cometidos pelos tutores:

Não investir em alimentos de qualidade

Comprar ração no mercado, ou rações consideradas de “combate” é um dos piores erros que você pode cometer, uma vez que esses alimentos possuem baixíssima qualidade nutricional.

Pode até parecer econômico, mas por ter uma baixa digestibilidade o pet precisa comer muito mais para atender suas exigências nutricionais e saciedade. E com isso, apresentam fezes muito volumosas e mal cheirosas.

Ao escolher uma ração, procure por opções premium ou super premium. Se possível, invista em uma dieta natural, que é muito mais saudável.

erros
Cachorro de pelagem clara e escura, se alimentando.

Não observar aspectos importantes na hora de escolher o alimento

 Muitas pessoas escolhem o alimento pela beleza da embalagem ou frases que acabam não representando a realidade daquele alimento. Nem sempre o alimento “livre de grãos” pode ser o melhor para o seu animal.

Ter uma foto de vegetais frescos no rótulo não necessariamente quer dizer que alimentos naturais foram utilizados. Devemos aprender a ler os rótulos e buscar informações que realmente importam, como os níveis de proteína, a fonte e qualidade dos nutrientes utilizados e não esquecer do acompanhamento de um bom profissional na hora da escolha.

Oferecer alimentos indevidos

Que atire a primeira pedra quem resistiu aos pedidos incessantes e nunca dividiu alimentos humanos com os animais.

Isso é tão frequente a ponto de as pessoas considerarem normal o cão comer salsicha ou presunto, e condenarem ou temerem a oferta de alimentos saudáveis como o abacate ou a ricota.

Bordinhas de pizza, pães de queijo, gordura e ossos do churrasco, restos do nosso prato não são alimentos saudáveis e indicados para os pets.

Oferecer petiscos em excesso

Oferecer petiscos demais pode trazer um grande prejuízo para a saúde dos nossos amigos.

Favorecendo o ganho de peso, interferindo no apetite e até mesmo predispondo ao aparecimento de doenças crônico degenerativas.

Por isso, você deve respeitar a quantidade correta de petiscos ao dia, que não deve exceder 10% do total de calorias diárias.

E a regra vale para petiscos saudáveis (como as frutas) também!

Ao invés de oferecer uma banana inteira, que tal cortar em pequenos pedacinhos e oferecer com moderação, devidamente controlado?

Cachorro de pelagem branca e preta, com biscoito na boca.

Ignorar a prescrição correta da alimentação natural

Muitas pessoas investem tempo e conhecimento na alimentação dos seus pets, passam por profissionais em busca de uma dieta correta.

Mas simplesmente retiram alimentos com a ilusão de “tão pouco disso não vai fazer diferença”.

Se a dieta do seu pet leva fígado e você não gosta de cozinhar, converse com um profissional e busquem alternativas que poderá ser atendida por ambos.

O caminho inverso também acontece, onde profissionais colocam ingredientes muito difíceis de encontrar, ou muito caros, sem pensar na praticidade do tutor.

Por isso uma boa conversa é fundamental entre tutor e profissional.

A saúde dos nossos pets não é brincadeira, precisamos estar atentos as necessidades nutricionais de cada um deles, em particular.

Porque o que é bom para um, pode não ser para outro. Por isso, sempre procure um acompanhamento de um especialista em nutrição pet.

Na Comunidade Chef di Animale, os nossos alunos contam com o meu auxílio, que sou Médica Veterinária especializada na área de alimentos. E também, com a minha sócia a Carol, que é Chef Internacional e Pâtissier.

Com isso, nossos alunos tem todo suporte necessário para se profissionalizar na área de alimentação pet, e ter propriedade para ingressar e prosperar nesse ramo.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

 

E-book Fazendo petiscos para cachorro | Petiscos para gatos

Criamos uma seleção deliciosa e saudável de petiscos para cães e gatos que você pode fazer em casa!

Este e-book é perfeito para você que quer oferecer opções de petiscos saudáveis para os seus pets, sem abrir mão do sabor e da diversão.