A papilomatose canina é uma doença muito comum que acomete os cães de todas as idades, que causa verrugas na boca e no focinho do cão.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Quais são as causas da papilomatose canina?
A papilomatose canina é uma doença infectocontagiosa, se propaga pelo vírus do gênero papilomavírus.
Cães de todas as raças e idades estão sujeitos a contrair a papilomatose, sendo mais propenso cães com sistema imunológico debilitado.
A papilomatose canina é transmitida através do contato com outro cachorro infectado, a transmissão ocorre por mordidas, lambidas e compartilhar o mesmo bebedouro ou comedouro.
Apesar da papilomatose ser altamente contagiosa, ela não é capaz de ser transmitida para nós humanos, o contagio se restringe apenas em outros cães.
Alguns outros fatores que pode favorecer que o pet contraia a papilomatose é o uso de medicamentos e o envelhecimento natural dos cães.
Além da alimentação desiquilibrada, isso também pode favorecer o desenvolvimento dessa doença.
Sempre orientamos aos nossos alunos da Comunidade Chef di Animale a importância de uma dieta balanceada e equilibrada para a saúde dos pets.
Quais são os sintomas da papilomatose canina?
Sem dúvidas o principal sintoma da papilomatose canina são as verrugas, que geralmente são escuras.
Geralmente as verrugas são concentradas na boca e no focinho dos cães. Em alguns casos são localizadas na região bucal, o que pode dificultar a mastigação.
E isso pode ocasionar em outra ferida que pode acabar infeccionando conforme a mastigação prejudicar essas verruguinhas.
Por isso, se notar o aparecimento de verrugas nessas regiões do seu cachorro, procure ajuda de um médico veterinário.
Apenas ele poderá passar um diagnóstico e um tratamento adequado.
Geralmente o remédio para verruga de cachorro são pomadas, alguns casos podem ocorrer o desaparecimento das verrugas de forma natural.
Em outros casos com um grau de complexidade maior, pode ser necessário a remoção das verrugas.
A remoção das verrugas em cachorro pode ser feitas através da excisão ou então uma criocirugia.
Uma forma de prevenção para essa doença é fortificar o sistema imunológico dos cães.
Como sempre falamos aqui na Comunidade, da importância de introduzir alimentos que forneçam suporte imunológico para os pets.
Dessa forma, fica mais difícil do cachorro desenvolver essa doença.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.