A paralisia de laringe nos cachorros não é uma doença comum, porém requer alguns cuidados e orientações específicas, vem saber mais!

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Geralmente a paralisia de laringe nos cães é um diagnostico que assusta os tutores.

Mas hoje vamos conversar sobre as causas da paralisia de laringe nos cachorros, orientações e cuidados que devemos ter.

paralisia de laringe nos cachorros
Veterinária auscultando um cachorro

Quais são os sintomas da paralisia de laringe nos cães?

Vou listar aqui alguns dos principais sintomas da paralisia de laringe nos cachorros, assim, se você notar que o seu pet está com algum desses sintomas, procure o veterinário responsável.

Os sintomas incluem:

  • rouquidão ao latir;
  • inquietação;
  • dificuldade para respirar;
  • tosse;
  • coloração azul da pele;
  • desmaios esporádicos.

Caso o seu pet apresente esses sintomas é importante procurar ajuda médica, assim é possível investigar as causas, e caso seja diagnosticado a paralisia de laringe, seguir com o tratamento adequado.

Os exames que são utilizados para diagnosticar a paralisia de laringe são exames laboratoriais, ultrassonografia, exame físico e radiografia.

O que é a paralisia de faringe nos cachorros?

É uma doença onde ataca as vias respiratórias superiores, ela pode ainda ser de forma unilateral, total ou bilateral.

Sua origem pode ser devido algum trauma, câncer ou doença degenerativa.

Ocorre que as cartilagens do órgão falham ao inspirar, elas não se abrem adequadamente, devido ao enfraquecimento muscular do cricoaritenoide dorsal.

Algumas raças tem uma maior propensão em desenvolver essa doença, como por exemplo:

  • bull terrier;
  • golden;
  • labrador;
  • dálmata;
  • husky siberiano.

Existe alguma prevenção para a paralisia de laringe nos cães?

Geralmente nas raças propensas a desenvolver a paralisia de laringe, se é recomendado pelo médico veterinário a castração.

Essa seria a melhor forma de prevenção precoce, tendo em vista que depois que o cachorro adquire a paralisia de laringe, a prevenção é muito difícil.

Isso porque as causas são diversas, então não há como concluir com precisão qual foi a causa do aparecimento da paralisia de laringe.

O tratamento da paralisia de laringe nos cães consiste na intervenção cirúrgica, em alguns casos não é necessário o tratamento.

Os tutores geralmente temem quando é necessário a intervenção cirúrgica, mas o quadro clínico dos pets após a cirurgia é bem positivo.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Consultoria de alimentação natural para cães e gatos

Bettina Michalak é a sua solução para oferecer uma alimentação saudável e natural ao seu cão ou gato. Como Médica Veterinária especializada em dietoterapia e nutracêutica de pets, você terá através de um atendimento personalizado o acompanhamento para melhorar a qualidade de vida e saúde dos seu pet.

Além disso, oferece um atendimento especializado para pets com problemas de saúde que necessitam de uma dieta específica para combater as doenças e melhorar a qualidade de vida.

Agende a sua consultoria agora tocando no botão abaixo e dê ao seu pet a alimentação que ele merece!