Primeiramente, é importante lembrar que não devemos medicar nossos animais por conta própria. Em segundo lugar, os cães e gatos não devem tomar paracetamol, pois correm sérios riscos de intoxicação
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
Quais princípios ativos são perigosos para pets?
Paracetamol é um medicamento de venda livre, muito famosa por ser um dos analgésicos mais usados no tratamento de dor leve a moderada.
Outros medicamentos, como a aspirina, também conhecida como ácido acetilsalicílico.
É um remédio amplamente usado como anti-inflamatório não esteroide e que pode estar presente em conjunto com o paracetamol nas versões comerciais dos medicamentos, também é perigoso para pets.
O ibuprofeno e o naproxeno, também são tóxicos para cães. Portanto, não devem ser administrados aos animais de estimação.
Mas porque esses medicamentos são tóxicos aos cães e gatos?
Paracetamol pode causar danos ao fígado e destruir os glóbulos vermelhos dos cães, além de causar danos renais e gastrointestinais.
Cães de todas as idades, raças e tamanhos são susceptíveis aos efeitos tóxicos do paracetamol, mas é especialmente perigoso para cães pequenos, pois os efeitos da overdose são muito mais graves.
Apenas 2 comprimidos de paracetamol podem intoxicar um cão de 50 kg.
Os sintomas da intoxicação por paracetamol em pets incluem:
- fraqueza e letargia;
- vômitos e diarreia;
- dificuldades de locomoção;
- inchaço do corpo;
- dificuldades respiratórias;
- amarelamento dos olhos e pele;
- coma e óbito.
O que usar para aliviar a dor em cães e gatos?
O tratamento da dor em cães e pessoas é uma questão complexa e não há uma solução única. E
por isso você pode, além do tratamento prescrito pelo vet, incluir na rotina alimentos saudáveis que atuam de forma anti-inflamatória.
O alívio da dor para a osteoartrite, por exemplo, pode incluir suplementos para as articulações, e alimentos ricos em condroitina, como caldo de osso ou de pés de galinha, em uma dieta adequada e rotina de exercícios.
Na Comunidade Chef di Animale ensinamos os nossos alunos a prepararem o caldo de ossos, que é muito nutritivo e traz muitos benefícios para os pets.
Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 também podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor, então invista em um bom suplemento de EPA e DHA ou sardinhas.
Podemos ainda contar com a cúrcuma, o mais conhecido anti-inflamatório natural.
Seu princípio ativo, a curcumina, oferece múltiplos benefícios, desde antioxidante até acelerar a cicatrização de feridas, e pode até mesmo ajudar a prevenir doenças como o câncer.
Uma alternativa interessante é a pasta dourada, que é muito fácil de preparar e torna o petisco muito atrativo para os cães.
É importante lembrar que cada animal é diferente e o que funciona para um pode não funcionar para outro.
Sendo assim, o médico veterinário deve ser sempre consultado.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Nos siga em nossas redes sociais:
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Consultoria de tráfego pago para negócios pet de alimentação natural e confeitaria
O Tráfego Pago para Negócios Pet de Alimentação Natural e Confeitaria é a solução perfeita para empresas que desejam impulsionar suas vendas e aumentar sua presença digital.
Combinando expertise em marketing digital com um profundo conhecimento do setor pet, você terá um raio-x de tudo o que precisa ser feito para fortalecer sua presença digital.