Cães podem tomar chá verde? Gatos podem tomar chá verde? Muitas pessoas já conhecem e são adeptas ao consumo do chá verde pelas suas inúmeras propriedades nutricionais benéficas para a saúde.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

A boa notícia é que os nossos cães e gatos também podem apreciar esse chá delicioso e aproveitar muitos desses benefícios. Então se alguém te perguntar se cachorro pode tomar chá verde, a resposta é sim, mas com algumas condições, antes vamos saber um pouco mais sobre esse chá maravilhoso!

As catequinas são os principais antioxidantes presentes nessa erva. Seus polifenóis ajudam a aliviar dores articulares e doenças periodontais. O chá verde também ajuda a reduzir inflamação do fígado e trato gastrointestinal, além de proteger contra o câncer de estômago, intestino e pâncreas.

O chá verde é rico em compostos que auxiliam o organismo em diversos quadros, como obesidade, desintoxicação, e propriedades calmantes, sendo uma excelente alternativa para pets que tem medos de barulhos como fogos de artifício.

Um desses compostos mais promissores é a Teanina, um aminoácido que possui uma estrutura molecular semelhante ao glutamato e ao GABA (ácido gama-aminobutírico), neurotransmissores importantes no cérebro. Essa semelhança estrutural é uma das razões pelas quais a teanina promove efeitos interessantes sobre a função cerebral e o bem-estar:

  1. Adaptógeno: A teanina é conhecida por seu potencial adaptogênico, o que significa que ela pode ajudar o corpo a se adaptar ao estresse e aos desafios. Ela pode ter efeitos calmantes no sistema nervoso e ajudar a equilibrar as respostas do corpo a situações estressantes.
  2. Ação Neuroprotetora: A teanina possui propriedades que podem ter um efeito protetor no cérebro, auxiliando na preservação das células cerebrais e minimizando danos neurodegenerativos.
  3. Epilepsias: A teanina tem sido estudada por seus possíveis benefícios em condições como epilepsia, possivelmente devido ao seu efeito regulador na atividade cerebral.
  4. Redução do Medo e Calmante: A teanina é conhecida por sua capacidade de induzir um estado de calma e relaxamento, reduzindo a ansiedade e o medo.
  5. Promissora no Câncer: Algumas pesquisas sugerem que a teanina pode ter um impacto positivo em pacientes com câncer, possivelmente afetando especificamente as células tumorais ao reduzir os níveis de glutationa, um antioxidante, nelas.
  6. Aumento de GABA: A teanina é conhecida por aumentar os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. O GABA é um neurotransmissor inibitório que está associado a um estado de relaxamento e redução da atividade cerebral excessiva.
  7. Aumento de Dopamina: A teanina pode aumentar a produção de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer, à motivação e ao bem-estar.
  8. Aumento de Serotonina: A teanina também pode aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel fundamental na regulação do humor e da sensação de felicidade.

O chá pode ser administrado de diversas formas, não somente pela ingestão.

O uso tópico do chá verde, especialmente em forma de compressas, loções ou produtos para a pele, tem sido associado ao alívio de coceiras e dermatites. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o chá verde pode ajudar:

  1. Propriedades Anti-Inflamatórias: por causa dos polifenóis, quando aplicado na pele, o chá verde pode ajudar a reduzir a inflamação associada a coceiras e irritações.
  2. Alívio de Coceiras: As propriedades calmantes do chá verde podem ajudar a aliviar a sensação de coceira na pele.
  3. Hidratação da Pele: O chá verde contém compostos que podem ajudar a reter a umidade na pele, contribuindo para sua hidratação e suavidade.
  4. Proteção contra Radicais Livres: Os antioxidantes presentes no chá verde ajudam a combater os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos celulares. A aplicação tópica de chá verde pode contribuir para a proteção da pele contra danos oxidativos.
  5. Estímulo à Cicatrização: Alguns estudos sugerem que os componentes do chá verde podem auxiliar na regeneração celular e na cicatrização da pele.
  6. Redução da Sensação de Ardência: A aplicação tópica de chá verde pode ajudar a acalmar a sensação de ardência que pode acompanhar algumas condições de pele.
verde
Chá.

Como ofertar o chá verde aos cães e gatos?

O primeiro cuidado é optar pela versão descafeinada. A cafeína pode ser prejudicial e até mesmo tóxica para animais de estimação, como cães e gatos. A ingestão de cafeína pode causar sintomas graves, como agitação, taquicardia, tremores, vômitos, diarreia e, em casos extremos, até convulsões e morte.

Para oferecer o chá basta utilizar um saquinho de chá verde descafeinado em 4 xícaras de água filtrada quente por 15 minutos.

O chá pode ser armazenado em geladeira por até 3 dias.

Para cães pequenos e gatos, ofereça de uma a duas colheres de sopa ao dia. Para cães médios, até ¼ de xícara, e para cães grandes até 1 xícara.

Ofereça sempre após ou junto com as refeições. Evite oferecer o chá para pets em jejum ou sem apetite, já que nesse caso o chá verde pode apresentar o efeito inverso ocorrer toxicidade.

Por isso, nunca deixe de consultar um médico veterinário.

Na Comunidade Chef di Animale sempre priorizamos trazer alimentos que tragam benefícios aos pets.

Referências:

https://doi.org/10.3390/antiox12030545

https://www.fawavizslas.com/uploads/2/8/8/7/28870095/anxitaneivbmitalianarticle.pdf

https://doi.org/10.1016/j.jveb.2015.04.001

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book 15 receitas de petiscos blog

E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos

Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.

Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação. 

Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.