Curiosamente o cachorro mais velho do mundo não comia ração! Venha saber o que isso pode mudar na vida dos pets, e como você pode melhorar a saúde do seu amigo.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Você sabia que o cão mais velho do mundo viveu até os 29 anos e 5 meses? Essa história é incrível!

O nome dele era Bluey, foi um cachorro de pastoreio lá da Austrália que está no livro dos recordes como o cachorro mais velho do mundo.

 O Bluey nasceu em 1910, imagina que nessa época não existia ração, e o hábito de vida dos cães eram muito mais saudáveis.

Eles passeavam, tinham ambientes externos, podiam cheirar, correr e fazer tudo que estimula até mesmo a saúde mental dos animais, e eles se alimentavam de caças da natureza e de alimentos naturais.

velho
Bluey.

Não necessariamente seja por isso que ele viveu mais, mas vale muito lembrar do por quê que os nossos cães estão morrendo tão jovens.

Nós temos uma média de vida entre 7 a 15 anos hoje dos cães, isso é muito pouco, é claro que no caso do Bluey que ele viveu 29 anos é muito raro.

Mas a certamente a alimentação é um dos meios de aumentar a expectativa de vida dos nossos pets e também é um meio para a manutenção de uma boa saúde e estimular a longevidade dos nossos melhores amigos.

Como aumentar a expectativa de vida dos cachorros:

Para conseguir aumentar a longevidade dos pets e assim permitir que eles vivam mais e de uma forma melhor, é necessário tomar alguns cuidados importantes e assim, oferecer uma qualidade de vida ideal. Listo aqui alguns deles:

  • uma alimentação de qualidade é um dos principais pilares da a longevidade;
  • um organismo bem nutrido está apto para desenvolver suas funções da melhor forma;
  • rações pobres em nutrientes sendo consumida por dias, anos à fio podem predispor os cães ao aparecimento de diversas doenças crônico degenerativas sérias, colocado em risco a vida dos cachorros;
  • é extremamente importante cuidar da saúde mental dos cães;
  • eles precisam socializar, brincar, passear. Manter o animal estimulado, permitir que eles sejam cães. Se sujar, cheirar o bumbum do amigo e parar em todos os postes é sinônimo de diversão;
  • muitos cachorros ficam tempo demais sozinhos, e se você não tem muito tempo durante o dia, pode trabalhar com enriquecimento ambiental, através de desafios com petiscos que irão manter o pet entretido e evitar destruições;
  • faça check ups periódicos. Cuide da saúde bucal e intestinal do animal. Mantenha vacinas e vermífugos em dia;
  • prevenir é sempre melhor do que remediar, e identificar problemas de saúde logo no comecinho faz toda a diferença.

 

Alimentos naturais.

Alimentação natural como aliada na saúde do seu pet

Hoje, a medicina veterinária esta percebendo a importância da prevenção, e os alimentos podem fazer toda a diferença para esse propósito.

Já que através deles podemos extrair os nutracêuticos, substâncias bioativas que irão atuar na base do organismo do animal.

Fortalecendo assim seu sistema imunológico. Sem contar que muitos deles possuem propriedades anti-inflamatórias.

Propriedades estas que, podem até mesmo em alguns casos, substituir o uso contínuo de medicamentos mais agressivos.

Dentro da Alimentação Natural a prioridade é fornecer uma alimentação de qualidade com ingredientes naturais, reduzindo a ingestão de ingredientes provenientes de indústrias.

Trazendo inúmeros benefícios aos nossos amiguinhos, já que a AN é voltada e pensada para a saúde do seu pet.

Na Comunidade Chef di Animale, ensinamos várias receitas de petiscos naturais para nossos amiguinhos.

Com carnes, frutas, verduras e legumes, petiscos para pets com necessidades especiais, petiscos refrescantes, etc.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?

Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.

Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.

Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.