Sabemos que há algo errado quando o cachorro não quer comer, pois geralmente eles comem tudo que oferecermos, e até mais, não é mesmo?
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Porém, em alguns casos os cachorros simplesmente não querem mais comer, seja sua refeição diária, ou até o seu petisco favorito.
E isso já acende um sinal de alerta para os tutores, vamos conversar um pouquinho sobre as causas do sumiço do apetite do seu pet.
Principais causas da falta de apetite nos cachorros
Aqui listamos algumas das principais causas da inapetência do seu amigo:
- Problemas de saúde: tártaro, problemas gastrointestinais ou digestivos podem prejudicar o apetite e dificultar a alimentação. Os pets não lidam com a dor como nós e ao invés de chorar, simplesmente não vão comer. Você deve levar seu cão ao veterinário para descartar quaisquer problemas de saúde subjacentes;
- Clima: é bastante comum que os cães e gatos diminuam drasticamente seu apetite no verão, pois as altas temperaturas dificultam o processo de digestão e instintivamente eles sabem disso. Em locais muito quentes, procure oferecer as refeições nos horários mais frescos do dia, mesmo que isso signifique pular refeições;
- Mudança na rotina: os cães são criaturas de hábitos e qualquer mudança em sua rotina pode fazer com que percam o apetite. A mudança para uma nova casa, uma mudança no horário de alimentação ou uma mudança no tipo de comida podem causar perda de apetite:
- Estresse e ansiedade: assim como os humanos, os cães podem sentir estresse e ansiedade, o que pode afetar seu apetite. Situações estressantes, como mudança de ambiente, presença de novos animais ou pessoas ou ansiedade de separação, podem levar a falta de apetite;
- Superalimentação: se o seu cão está acostumado a receber guloseimas entre as refeições, eles podem não estar com fome quando é hora de comer sua comida normal. A superalimentação também pode levar a obesidade, o que pode causar problemas de saúde ainda mais sérios;
- Preferências: alguns cães são apenas exigentes e têm preferências específicas para sua comida. Eles podem não gostar do sabor, textura ou cheiro de certos alimentos e se recusarão a comê-los.
Se o seu cão come mal, é importante consultar o seu veterinário para descartar quaisquer problemas de saúde subjacentes
Uma vez descartados quaisquer problemas médicos, pode ser necessário ajustar a rotina de alimentação, experimentar diferentes tipos de alimentos ou reduzir as sobras e guloseimas da mesa.
Também é importante fornecer ao seu cão um ambiente calmo e sem estresse para ajudá-lo a se sentir mais confortável enquanto come.
O que fazer quando meu cachorro não quer comer?
Não devemos forçar o pet a comer, pois ele, melhor do que ninguém, sabe o motivo pelo qual não está se alimentando.
Muitas vezes, um jejum de alimentos sólidos será necessário para a recuperação do organismo, e não há nada de errado nisso!
Cães toleram o jejum muito melhor do que imaginamos e na verdade, ele faz bem.
O caldo de ossos é uma excelente alternativa para manter seu pet hidratado e nutrido nessas horas, temos diversas opções de receitas na Comunidade Chef di Animale.
Caso o seu pet tenha o apetite caprichoso e seja alimentado com a ração comercial, estude a possibilidade de migrar para a alimentação natural.
Pois além dos vários benefícios para a saúde, dificilmente ele irá enjoar ou não querer comer, já que os alimentos frescos são bem mais atrativos.
Procure exercitar o seu pet, estimulando assim a fome do seu pet.
Brinque com seu pet e o leve passear, cães que mantém uma rotina de exercícios dificilmente irão recusar comida.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos
Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.
Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação.
Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.