Você sabia que a alimentação está diretamente ligada a longevidade dos cães e gatos? Então venha conhecer algumas dicas para aumentar a longevidade do seu pet

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Basta observarmos os hábitos e dieta dos cães e gatos mais velhos do mundo para entender a importância da alimentação na longevidade pet.

A medicina veterinária de forma geral começou a buscar a resposta para o seguinte questionamento: “por que os nossos pets estão vivendo menos, se antigamente eles tinham uma média de vida bem mais alta?”

pet
Pet e sua tutora.

Entenda mais sobre a expectativa de vida dos pets

Em média os cães vivendo 10% menos do que eles deveriam viver.

E um dos motivos para isso certamente é o excesso de produtos industrializados que são oferecidos aos pets, todos os dias.

Por isso, se você pretende dar qualidade de vida para o seu pet e prolongar o tempo dele na terra, pense bem e busque entender mais sobre a inclusão de alimentos naturais para cães e gatos.

Há também alguns compostos específicos, os chamados nutracêuticos, que auxiliam e muito na longevidade dos pets. Essas subatâncias são naturais, oriundas de alimentos e plantas e que são pouco entendidas e utilizadas na medicina veterinária tradicional.

pet
Blueberry.

Estas formulações podem ajudar a aumentar longevidade do seu pet:

Ômega 3: encontrados em peixes como a sardinha ou em sementes como a linhaça, esse ácido graxo essencial faz muito bem para a saúde em todos os estágios da vida dos animais.

Quando associado à triptofanos, podem ajudar a regular o sono e o estresse dos cães;

Antioxidantes: compostos como resveratrol, astaxantina e cisteína, bem como vitaminas como A, C e E, como por exemplo, o blueberry.

Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e o estresse oxidativo nos animais, e auxiliam no processo de emagrecimento;

Vitaminas do complexo B: Uma combinação das vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7 e B12.

São importantíssimas o desenvolvimento celular dos animais. Ajudam a promover a saúde da pele e pelos, o funcionamento do cérebro e a estrutura óssea;

Colostro (lactoferrina): encontrada em produtos lácteos, essa proteína promove a saúde gastrointestinal e se combina com o ferro para o fortalecimento da imunidade;

Ácido alfa-lopoico (ALA): ajuda na saúde do cérebro, e é um grande aliado no combate às disfunções cognitivas;

Condroitina: especialmente para cães idosos ou com problemas articulares.

A condroitina encontrado em ótimas quantidades no frango promove a saúde das articulações e ossos;

pet
Alimentação Natural.

Como aumentar a expectativa de vida dos cachorros:

Para conseguir aumentar a longevidade dos pets e assim permitir que eles vivam mais e de uma forma melhor, é necessário tomar alguns cuidados importantes e assim, oferecer uma qualidade de vida ideal. Listo aqui alguns deles:

  • Uma alimentação de qualidade é um dos principais pilares da a longevidade;

  • Um organismo bem nutrido está apto para desenvolver suas funções da melhor forma;

  • Rações pobres em nutrientes sendo consumida por dias, anos à fio podem predispor os cães ao aparecimento de diversas doenças crônico degenerativas sérias, colocado em risco a vida dos cachorros;

  • É extremamente importante cuidar da saúde mental dos cães;

  • Eles precisam socializar, brincar, passear. Manter o animal estimulado, permitir que eles sejam cães. Se sujar, cheirar o bumbum do amigo e parar em todos os postes é sinônimo de diversão;

  • Muitos cachorros ficam tempo demais sozinhos, e se você não tem muito tempo durante o dia, pode trabalhar com enriquecimento ambiental, através de desafios com petiscos que irão manter o pet entretido e evitar destruições;

  • Faça check ups periódicos. Cuide da saúde bucal e intestinal do animal. Mantenha vacinas e vermífugos em dia;

  • Prevenir é sempre melhor do que remediar, e identificar problemas de saúde logo no comecinho faz toda a diferença.

 

 

pet
Pet comendo melancia.

Por que a Alimentação Natural é tão importante?

De nada adianta dar amor, carinho, banho, roupinhas e coleiras e deixar a alimentação em segundo plano.

Assim como não adianta oferecer o melhor alimento e não observar outros fatores como o estresse e a ansiedade.

Dentro da Comunidade Chef di Animale, mostramos como a Alimentação Natural é uma grande aliada na longevidade dos pets, e como ela pode ser inserida na rotina do pet com uma palatabilidade incrível.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Comunidade Chef di Animale​

Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.