Você sabia que existe um alimento muito semelhante ao chocolate consumido por nós, e que é o único que pode ser ofertado aos cães e gatos? Venha conhecê-lo.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

Existe outro tipo de “chocolate pet” que não seja alfarroba?

Não, ele não existe, é a única opção de “chocolate” segura para os pets é a alfarroba.

Então se for utilizar, essa é a única opção mais próxima de um “chocolate” que você vai encontrar.

O chocolate que nós consumimos que vem do cacau, possui substâncias tóxicas para os pets como a teobromina, por isso, é extremamente proibida, e pode levar o pet a óbito.

chocolate
Alfarroba.

Como devo ofertá-la?

Sobre a quantidade de alfarroba oferecida, nossa sugestão é sempre como um complemento ou em pequenas porções.

Principalmente para pets mais seletivos. Use a alfarroba para decorar e dar detalhes nos petiscos e bolos.

Existe a opção também de um “ovo de páscoa pet”, você pode fazer a casquinha mais fininha e rechear com proteínas, por exemplo, o seu pet vai amar!

Quais são seus benefícios e propriedades nutricionais?

Diferente do chocolate, a alfarroba não contém teobromina (pois não vem do cacau).

Ainda, não contém adição de açúcar ou gorduras, e também, muitos cães adoram o seu sabor.

A alfarroba é fonte de vitaminas A, E, D, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

É rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio.

Com um teor de quase 40% de fibras, elas atuam como prebióticos, alimentando as bactérias boas do intestino melhorando toda saúde digestiva e favorecendo a absorção dos nutrientes.

Como se não bastasse, a alfarroba tem em torno de 20% de polifenóis, que são antioxidantes que combatem os radicais livres.

Tem um teor baixo de gorduras (em torno de 2%) e consideráveis 7% de proteína, que fornecem aminoácidos que contribuem para o bom funcionamento do organismo, saúde de peles, pelos e todos os músculos.

Levando tudo isso em consideração, podemos afirmar que sim, a alfarroba é permitida, é segura, nutritiva, saborosa e não, não é chocolate.

Na Comunidade Chef di Animale, utilizamos a alfarroba em diversas receitas, principalmente para confeitos.

Já que, com sua textura semelhante ao chocolate, conseguimos personalizar os biscoitos com os nomes dos pets, utilizando a alfarroba derretida.

Sempre priorizamos utilizar nas receitas pets, ingredientes que contribuam com a saúde dos cães e gatos, como é o caso da alfarroba.

Além de ser um ingrediente muito versátil, na Comunidade ensinamos nossos alunos produzirem biscoitos, panquecas e outras receitas com alfarroba.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Ovo de Páscoa Pet

Curso de páscoa pet

Prepare-se para presentear seus amigos peludos com uma deliciosa Páscoa com o nosso Curso de Páscoa Pet! Este curso foi criado para quem deseja mimar cães e gatos com petiscos de Páscoa especiais. Você aprenderá a fazer uma variedade de petiscos usando ingredientes saudáveis e seguros que são adequados para a dieta deles.

Se você é um tutor de pet que adora cozinhar, um profissional da área ou deseja empreender e oferecer algo especial aos cães e gatos, nosso Curso de Páscoa Pet é para você!