Ter a sua própria confeitaria é uma grande responsabilidade, elaborar as receitas, cuidar da parte financeira, fazer compras, é um grande desafio.

Por Carol Sprot – Chef Internacional e Pâtissier

Então, será que existem formas de você otimizar algumas partes vitais do seu negócio, deixando-o mais ágil e econômico?

Pois é exatamente disso que trataremos.

Aqui você vai entender o que é a gestão de compras e como fazê-la de forma eficiente.

E ainda compreender todos os seus principais aspectos e vantagens para utilizá-la como diferencial competitivo para a confeitaria pet.

compras
Sacola de compras branca, com verduras e frutas.

Entendendo o gerenciamento de compras

Em primeiro lugar, ter um bom gerenciamento de compras é uma das chaves do sucesso de qualquer empreendimento.

E isso se torna ainda mais decisivo em estabelecimentos como da confeitaria, que possuem estoques de itens perecíveis e necessidades de produtos frescos diariamente.

Quando pensamos na questão do estoque de perecíveis, é preciso ter um bom alinhamento entre as compras e os estoques para que os produtos não fiquem por muito tempo, ou ainda para que não faltem na utilização.

No caso daqueles ingredientes que precisam ser frescos, também é preciso atenção e desenvolvimento de um planejamento de compras.

Afinal, o seu fluxo deve ser contínuo e adequado as necessidades.

A compreensão do movimento do restaurante é outra grande sacada para a elaboração de uma política de compras eficiente.

Alguns estabelecimentos tem maior procura durante certos dias da semana, enquanto outros, durante o fim de semana.

O que muda totalmente as necessidades de insumos e o seu consumo.

Existem também estabelecimentos que têm uma sazonalidade em relação a determinada época do ano.

Essas variações ocorrem ainda em épocas de festas ou datas comemorativas, por exemplo.

Além disso, outro fator importante é o desperdício, tanto na hora da elaboração dos pratos quanto aquele relativo aos próprios clientes.

Aliás, se este último for muito alto, poderá afetar o volume final de compras, exigindo que você adquiria mais insumos.

Fazendo as compras de forma eficiente

Para que as compras do seu restaurante sejam feitas de forma eficiente, procure ter um departamento só para esta função — ou um funcionário responsável exclusivamente por essa atividade.

Nesse caso, a pessoa precisará ter amplos conhecimentos na área, já que a função exige muito mais do que apenas efetuar pedidos e receber os insumos.

É preciso ter uma conexão íntima entre a cozinha e a compra dos ingredientes.

Política de fornecedores

Bom, depois de entender o gerenciamento de compras e como ele pode torná-las mais eficientes, é hora de partir para a definição de uma política de fornecedores.

Essa atividade é essencial para garantir bons preços, qualidade nos insumos e entrega adequada, entre outras condições que podem beneficiar o seu negócio.

Com uma política de fornecedores, você poderá escolher aqueles que aliam qualidade as melhores condições de pagamento e prazo, por exemplo.

Ou, com um cadastro pronto em uma base de dados, você poderá buscar outro fornecedor para suprir as suas necessidades se o anterior não entregar as mercadorias a tempo.

No caso de compras de equipamentos e acessórios, você poderá definir previamente e escolher os melhores fornecedores.

O restaurante precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.

Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.

Na Comunidade Chef di Animale, os nossos alunos ficam familiarizados com todos os materiais e matérias-primas mais utilizadas na Confeitaria.

E na Comunidade há trocas de experiência entre os alunos, onde fortalece cada vez mais sua inserção nesse ramo tão lucrativo.

É imprescíndivel que você saiba como calcular os lucros dos seus produtos, saber precificar é crucial para o crescimento do negócio.

Dentro da Comunidade ensinamos de forma clara e objetiva a maneira correta de calcular seus gastos ao produzir o produto, para que haja a precificação de forma correta, sem prejuízos.

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