As frutas oferecem nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que são importantes para a saúde deles. E não só podemos, como devemos oferece-las aos nossos pets!
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV SC 5069
As frutas são uma ótima fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes e podem fornecer uma ampla gama de benefícios a saúde do seu cão.
Quais benefícios as frutas trazem aos pets?
As frutas podem ajudar a aumentar a imunidade do seu cão, combater a inflamação, melhorar a saúde digestiva e fornecer vitaminas e minerais essenciais para ajudar a manter seu filhote saudável.
As frutas também são uma ótima fonte de fibras, o que pode ajudar a manter o sistema digestivo do seu cão funcionando sem problemas.
Além disso, as frutas podem oferecer uma alternativa deliciosa e saudável as guloseimas e petiscos processados para cães.
Os pets podem comer certas frutas, como maçãs, bananas, mirtilos, melão, manga, laranja, pêra, abacaxi e melancia.
No entanto, é importante observar que algumas frutas são tóxicas para cães, como uvas e passas. Sempre verifique com seu veterinário antes de alimentar seu cão com qualquer alimento novo.
Conheça as frutas tóxicas para cães e gatos
Como nem tudo são rosas, há algumas frutas que são tóxicas aos pets, como é o caso das uvas.
Ainda não se sabe ao certo qual é o composto presente na uva que causa intoxicação nos pets, por isso não ofereça de forma alguma, uvas roxas, verde e nem uva passa, mesmo as que não tem sementes!
Além da uva, o açaí não deve ser oferecido aos pets, pois contém a mesma substância tóxica presente no chocolate, a teobromina, e também a cafeína – contraindicada para cães e gatos.
E a carambola também está nessa lista. Carambola possui um altíssimo nível de ácido oxálico, e seu consumo predispõe a formação de cálculos urinários por oxalato de cálcio, até mesmo em nós humanos. Sua toxina, chamada caramboxina, também pode causar alterações neurológicas nos pets.
Contraindicações na oferta de frutas para os cães e gatos
Muito se fala sobre a importância de ter uma alimentação saudável para manter uma boa saúde.
No entanto, existem casos específicos onde é necessário tomar algumas precauções ainda maiores – como é o caso dos diabéticos. Frutas em geral não são indicadas para esse quadro.
Algumas frutas, como a polpa de coco e abacate são ricas em calorias ou gorduras e, por isso, devem ser evitadas por pets que possuam problemas pancreáticos ou hepáticos sérios.
Por isso, para garantir a saúde do seu pet, é de extrema importância que você converse com o veterinário e saiba se a oferta de frutas é permitida para o seu animal.
Frutas cítricas são tóxicas para cães e gatos?
Apesar dos mitos que circulam, cães e gatos saudáveis podem sim comer frutas cítricas. Elas não são tóxicas e possuem alguns benefícios, como:
- rica em vitamina C: importante para o sistema imunológico e a saúde geral;
- rico em fibras: ajuda a regular a digestão e pode ajudar a aliviar a constipação;
- baixo teor de calorias: ao contrário outras frutas, elas têm baixo teor de calorias, por isso são uma ótima opção para cães que precisam controlar o peso;
- bom para a saúde do coração: são ricas em potássio, o que ajuda a regular a pressão sanguínea e pode ajudar a manter o coração do seu cão saudável;
- rico em antioxidantes: os antioxidantes ajudam a proteger as células do seu cão contra danos;
- fonte de vitamina A: ajuda a melhorar a saúde da pele e da pelagem.
Vale destacar que é recomendado evitar oferecer cítricos para pets de estômago sensível ou que estejam vomitando, bem como pets com gastrites, úlceras ou refluxos.
Por fim, tenha bom senso e não ofereça nenhuma fruta em grandes quantidades.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Curso de aniversário de cachorro
Criamos o Curso de Aniversário de Cachorro, Kit Festa – Chef di Animale, se você é tutor, profissional da área, empreendedor ou apenas alguém apaixonado por pets, essa é uma oportunidade única para aprender técnicas de culinária voltadas para cães.
Aprenda a produzir deliciosos petiscos para cães na área que cada vez cresce mais no mundo! Afinal, uma festa de cachorro é só alegria!