Sem dúvida o banho é um assunto polêmico entre os tutores, já que há diversas informações disponíveis na internet e isso acaba gerando algumas dúvidas.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV SC 5069

O banho pode causar coceiras?  

Sim, pode ser que após o banho o seu pet sofra com coceiras, e isso pode ter algumas causas, como alergias.

É muito importante que NÃO seja utilizado shampoo, condicionador, entre outros produtos que não sejam realmente destinados aos pets.

As reações podem acontecer até mesmo com produtos específicos para animais, e alguns animais demandam a utilização de shampoos hipoalergênicos.

Falta de enxágue: deixar produto residual pode irritar a pele do seu animal e provavelmente ele irá se coçar mais

Tosas: É comum que logo após a tosa higiênica o pet fique lambendo e coçando, justamente pela irritação que a máquina de tosa faz na pele

Pele ressecada: se o seu pet estiver com a pele ressecada, as chances de se coçar são bem maiores, e com o excesso de banho esse problema pode ainda ficar pior.

Você pode utilizar óleo de coco como hidratante, e é possível encontrar produtos específicos. Procure por formulações naturais.

Uma boa fonte de ômega 3 é essencial para a saúde da pele, pergunte ao seu veterinário sobre as doses adequadas ao seu pet.

A alimentação natural fornece uma vasta quantidade de nutrientes, fitoquímicos e ácidos graxos essenciais para manter a pele e os pelos do seu animal saudáveis e brilhantes.

banho
Cachorro em uma banheira.

Como escolher o melhor shampoo para o meu cachorro ou gato dentre tantas opções?

Essa é uma tarefa e tanta, não é mesmo? Com diversas opções disponíveis no mercado, recomendamos optar por produtos suaves.

E lembrando, não devemos utilizar o shampoo de humanos nos nossos pets, tá bom?

Se possível procure por opções com compostos naturais, esses geralmente contam com camomila e tensoativos extra suaves em sua composição, o que são produtos mais suaves e não agressivos a pele.

Dicas para tornar o banho mais relaxante para o seu pet

Sabemos que para muitos pets o banho pode ser um momento temido por eles, mas há algumas coisas que podemos fazer para tornar esse momento mais relaxante:

  • não deixe a água gelada ou muito quente, priorize a utilização da água morna, isso fará com que o pet não fique assustado na hora que entrar em contato com a água;

  • procure utilizar produtos com cheiro suave para que o seu pet não fique incomodado com o cheiro do produto;

  • use uma escova macia, e faça massagem durante o banho do seu pet, além de ajudar a remover os pelos mortos e a sujeira, será uma atividade relaxante para o seu amiguinho;

  • tenha paciência, lembre-se que esse é um momento que o seu pet pode ficar ansioso, então escove-o lentamente para que ele se acostume com a atividade;

  • faça que esse momento seja divertido, leve alguns brinquedos que o seu pet gosta, e ao final ofereça um petisco natural, que você pode aprender a preparar aqui na Comunidade Chef di Animale.


Banho em gatos é necessário?

Não, não é necessário dar banho em gatos.

Gatos que estão saudáveis e em seu peso ideal conseguem facilmente tomar banho sozinhos, já que é da natureza dos gatos se limparem.

Porém, gatos com obesidade acentuada já não tem essa mesma facilidade, pois podem não conseguir alcançar certas partes do seu corpo, e isso dificulta a manutenção da sua higiene.

Gatos que não conseguem efetivar sua higiene ficam mais propensos a desenvolver infecções, já que em sua pelagem pode ocorrer acúmulo de gordura, deixando-a sebosa.

Por isso, se o seu gatinho está acima do peso, você, além de procurar regular a sua dieta para garantir a saúde do seu pet, pode ser que ele precise de um banho, mas nunca com frequência.

banho
Gatinho com a língua de fora.

Você realiza a limpeza das orelhas e dos dentes do seu pet corretamente?

Essas são duas etapas muito importantes para serem feitas regularmente, o acúmulo de cera apesar de ser muito mais comum em cães, ela também pode ocorrer em gatos.

A limpeza no ouvido do seu pet pode ser feita sempre que você der banho, você pode usar soro fisiológico e algodão para limpar o ouvido do seu pet.

Assim, podemos evitar problemas como:

  • perda auditiva: se os ouvidos do seu pet não forem limpos regularmente, o acúmulo de cera pode causar perda auditiva;

  • infecções: a não limpeza dos ouvidos dos pets podem causar infecções, que são extremamente dolorosas e desconfortáveis para os pets;

  • lesões: além disso, o excesso de cera e sujeira nos ouvidos podem causar lesões dolorosas e difíceis de curar no seu amiguinho;

  • doenças: se não forem tratadas adequadamente, as infecções nos ouvidos podem desenvolver-se em doenças mais graves.


Além da limpeza nos ouvidos, devemos, obrigatoriamente, cuidar da saúde bucal dos pets

A saúde bucal dos pets deve ser levada a sério, pois a má higiene bucal pode comprometer a saúde de todo o organismo, como:

  • cárie e problemas dentários: os cães que não escovam os dentes são mais propensos a desenvolverem cáries, tártaros, já que a placa bacteriana pode facilmente se acumular entre os dentinhos do pet;

  • doenças cardíacas: as placas bacterianas nos dentes dos cães também podem se espalhar para outras partes do corpo, como o coração e também o intestino;

  • mau hálito: não praticar a escovação no seu pet pode causar um mau hálito desagradável no seu pet;

  • doenças inflamatórias periodontais: essa é uma doença dolorosa, que afeta os tecidos que prendem os dentes aos maxilares, que pode ainda, se não tratada, levar a perda óssea dentária.


Por isso, tenha em mente que para manter a boa saúde do seu pet, a higiene é uma grande aliada, além de uma boa alimentação é claro.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Curso de aniversário de cachorro

Curso de aniversário de cachorro

Criamos o Curso de Aniversário de Cachorro, Kit Festa – Chef di Animale, se você é tutor, profissional da área, empreendedor ou apenas alguém apaixonado por pets, essa é uma oportunidade única para aprender técnicas de culinária voltadas para cães.

Aprenda a produzir deliciosos petiscos para cães na área que cada vez cresce mais no mundo! Afinal, uma festa de cachorro é só alegria!