Atualmente os tutores têm se importado cada vez mais com a alimentação dos seus pets, e com isso, a dieta caseira vem ganhando força.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Os benefícios dessas dietas são percebidos logo nas primeiras semanas da inserção da dieta natural.
Sem dúvidas, migrar para a alimentação natural é, e será uma ótima escolha para a saúde do seu amiguinho.
Porém, apesar do número de adeptos a alimentação natural ser grande, há ainda tutores que possuem receio sobre essa modalidade de dieta.
Muitas vezes, os próprios veterinários orientam os pacientes a abandonar a alimentação natural para indicar alguma ração específica.
Isso geralmente acontece por alguns motivos:
- por desconhecimento acerca dos assuntos e diretrizes da alimentação natural e dietoterapia – afinal, não temos essa matéria na faculdade;
- dúvidas se as dietas oferecidas são de fato completas, balanceadas e suplementadas – infelizmente muitos tutores oferecem alimentos naturais de maneira inadequada;
- por conflito de interesses (com a venda de ração).
Uma coisa é certa: Não existe nenhum quadro clínico onde se justifique a oferta de ração como sendo a melhor opção.
Por melhor e mais direcionada que seja uma ração, ela nunca será mais saudável do que comida de verdade.
Os tutores anseiam por mais informações, e é justamente o poder de conhecimento adquirido por eles, que fazem questão de uma dieta saudável e não abrem mão de muito estudo e dedicação, que faz muita diferença!
Vale lembrar alguns benefícios da dieta natural
- por ter uma ótima digestibilidade, a redução da quantidade das fezes é um dos aspectos que podemos notar logo de cara;
- com a dieta natural, você tem a total noção do que o seu pet está ingerindo, e isso as rações comerciais não podem oferecer, e justamente por isso conseguimos elaborar dietas terapêuticas individualizadas;
- a dieta natural, quando aliada aos nutracêuticos, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde, além de poder ser aliado no combate e prevenção de doenças;
- a dieta natural é totalmente flexível, como em casos de emagrecimento, onde conseguimos restringir calorias sem restringir nutrientes, ou casos de alergia ou intolerância alimentar, já que é muito fácil excluir determinado alimento da dieta e substitui-lo;
- água é um dos nutrientes mais importantes para a saúde, e os pets geralmente ficam mais hidratados com a dieta natural, pois diferente da ração que tem 10% de umidade, os alimentos naturais possuem mais água, preservando o trato urinário do seu amigo.
Porém, como toda alternativa tem seu lado negativo, as dietas naturais se mal formuladas, executadas e suplementadas, podem trazer sérios problemas aos pets. Elas também devem ser direcionadas para o seu pet. Oferecer uma dieta formulada para um pet saudável, que tenha algum problema de saúde pode agravar o problema.
Por isso a importância de ter o conhecimento prévio sobre as necessidades e etapas cruciais na preparação das dietas naturais.
Na Comunidade Chef di Animale, deixamos muito claro aos nossos alunos a importância da suplementação e cuidados com a elaboração das dietas. Se você produz dietas naturais para comercializar, entenda que é fundamental que o seu negócio possua um responsável técnico.
Apenas ele poderá garantir a qualidade dos seus produtos, sejam eles dietas de AN ou biscoitos e petiscos pet.
Dicas para formular as dietas de alimentação natural
Primeiramente, vale ressaltar que as dietas podem ser elaboradas por profissionais capacitados.
Algumas dicas que podem ajudar no processo de produção das dietas naturais:
- em dietas personalizadas, procure investigar quaisquer problemas de saúde que os pets possam ter, dessa forma você conseguirá entregar uma dieta adequada a necessidade dos pets. Saiba quais alimentos podem ser contraindicados.
- padronize a unidade de medida das suas dietas, tenha preferência por usar gramatura, ao invés de “colher e xícara” como unidades medidoras. Utilizando a gramatura conseguimos ter mais precisão na dieta;
- faça o correto congelamento e descongelamento das refeições, pois se feitos de forma inadequada pode acarretar em perdas nutricionais e também da qualidade do produto, com a formação de cristais de gelo.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.