São várias possíveis causas que podem despertar a coprofagia nos animais, não somente comportamental como muitos pensam, conheça algumas delas.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
A coprofagia é o nome bonito para algo muito desagradável, que é o hábito que muitos pets tem de comer o cocô.
Mas de forma geral, muitos tutores tem dificuldades em acabar com esse problema.
O animal pode comer fezes por má absorção intestinal, disbiose, problemas digestivos, insuficiência pancreática exógena, verminoses ou estresse. Sendo assim, realizar consultas regulares com um médico veterinário, que incluam exames das fezes, é de extrema importância.
É necessário identificar ou descartar essas possibilidades, já que oferecer nutrientes específicos sozinhos, não vai resolver nada.
Ainda, a inclusão de alguns ingredientes com propriedades que melhoram o sistema digestivo e intestinal como um todo, irá beneficiar o seu pet de qualquer maneira.
Conheça os alimentos que podem auxiliar no tratamento da coprofagia
Por isso, para meus pacientes que sofrem com esse problema eu sempre recomendo a oferta, em forma de petisco ou misturado com o alimento, de alguns ingredientes.
- Abacaxi ou mamão: Abacaxi é fonte de bromelina, uma enzima que digere as proteínas.
O mamão é fonte de papaína, outra enzima importante na digestão. Elas ajudam a tornar as fezes menos atrativas.
Oferte pequenos pedaços e sempre com moderação, pois são frutas que podem amolecer fezes ou irritar o estômago em grande quantidade.
Caso o problema persista, as enzimas podem ser manipuladas pelo médico veterinário de sua confiança, junto com aminoácidos como a glutamina. - Iogurte natural: munir o organismo de bactérias boas é importantíssimo e reduz as chances do seu pet procurar pelas fezes para suprir essa necessidade.
A maioria das doenças estão relacionadas com o desequilíbrio da flora intestinal e por isso, incluir iogurte natural no dia a dia do seu pet é uma excelente opção. - Salsinha: e também outras folhas verdes que possam servir de fibras para melhorar a digestão do alimento e também atuar no processo de desintoxicação do organismo. Elas também podem amargar o sabor das fezes, fazendo com que o pet perca o interesse.
Há vários fatores que contribuem juntos para uma saúde melhor
Lembre-se sempre de exercitar o seu animal com caminhadas diárias e trabalhar o enriquecimento ambiental, para evitar o estresse.
Um animal entediado pode começar a desenvolver esse hábito sem outro motivo aparente, rotinas saudáveis fazem toda a diferença.
A alimentação do seu pet também influencia e muito a saúde do seu amiguinho, opte sempre por opções naturais e saudáveis.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Consultoria de alimentação natural para cães e gatos
Bettina Michalak é a sua solução para oferecer uma alimentação saudável e natural ao seu cão ou gato. Como Médica Veterinária especializada em dietoterapia e nutracêutica de pets, você terá através de um atendimento personalizado o acompanhamento para melhorar a qualidade de vida e saúde dos seu pet.
Além disso, oferece um atendimento especializado para pets com problemas de saúde que necessitam de uma dieta específica para combater as doenças e melhorar a qualidade de vida.
Agende a sua consultoria agora tocando no botão abaixo e dê ao seu pet a alimentação que ele merece!