Cachorro pode comer couve-flor? Gato pode comer couve-flor? Entenda todos os benefícios da couve-flor para os cães e gatos, já que essa crucífera é um poderoso alimento que pode ser compartilhado com o seu pet.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

A Couve-flor faz parte da família das crucíferas, como brócolis e couve de Bruxelas.

Entre tantos nutrientes, elas contêm um composto bioativo chamado sulforafano, que possui propriedades quimiopreventivas.

Estudos realizados em animais mostraram que o sulforafano tem a capacidade de prevenir o desenvolvimento de doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

couve-flor
Couve-flor.

Conheça os benefícios que a couve-flor proporciona na saúde dos cães e gatos

A couve-flor é uma verdura muito versátil, e é rica em antioxidantes naturais, como carotenóides, ácido ascórbico e tocoferóis, que ajudam na proteção do corpo contra os danos causados peças espécies reativas de oxigênio.

Além dos antioxidantes, a couve-flor possui ácido fólico, potássio e ferro. Conta com quantidades significativas de fibra dietética, que ajuda a regular o trânsito intestinal.

Podemos listar uma grande quantidade de minerais, vitaminas e compostos bioativos presentes na couve flor.

Alguns deles ganham destaque por conter características funcionais

O sulforafano, por exemplo, é capaz de ativar uma proteína chamada Nrf2 no corpo de seu animal de estimação.

Essa substância, portanto, atua estimulando cerca de mais de 100 genes, desencadeando centenas de reações benéficas, como o controle de inflamações, estimula a produção natural de antioxidantes do corpo e promove a desintoxicação do organismo dos pets.

Além disso, a couve-flor também é uma boa fonte de antimutagênicos, que podem ajudar a reduzir o risco de câncer em seu animal de estimação, de acordo com vários estudos científicos.

Muitas vezes ignorada, a colina é um nutriente essencial que deve estar presente na dieta diária.

A colina é encontrada na couve-flor, mas também está presente em outros alimentos ricos em nutrientes, como carnes, peixes, ovos e leite.

Ela desempenha um papel importante na saúde e no desenvolvimento do corpo, pois é necessária para o crescimento, manutenção e função celular.

A colina também tem sido associada ao desenvolvimento saudável do cérebro, a saúde do coração, a função hepática e muscular, bem como a função do sistema nervoso.

Mas devemos ter atenção ao ofertar essa crucífera aos nossos amiguinhos peludos

Lembre-se sempre de ofertar a couve-flor in natura, sem nenhum tipo de tempero que possa ser tóxico aos pets, como é o caso da cebolinha (salsinha está liberado!)

Alguns animais com problemas digestivos sofrem com o excesso de gases, e a couve flor em excesso pode agravar esse quadro, principalmente se oferecido junto com outros vegetais que fermentam, como o repolho.

Apesar de ser um alimento natural e muito benéfico, devemos ofertar a couve-flor em pequenas porções, sempre respeitando a quantidade de apenas 10% da ingestão calórica diária do seu pet.

Além de oferecê-la como petisco in natura, você pode ainda ser criativo e utilizar a couve-flor em preparações pets.

Na Comunidade Chef di Animale ensinamos nossos alunos a produzirem algumas delícias saudáveis para os pets, como é o caso da quiche de lombo com couve-flor!

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Curso de aniversário de cachorro

Curso de aniversário de cachorro

Criamos o Curso de Aniversário de Cachorro, Kit Festa – Chef di Animale, se você é tutor, profissional da área, empreendedor ou apenas alguém apaixonado por pets, essa é uma oportunidade única para aprender técnicas de culinária voltadas para cães.

Aprenda a produzir deliciosos petiscos para cães na área que cada vez cresce mais no mundo! Afinal, uma festa de cachorro é só alegria!