É muito comum haver informações equivocadas na internet, por isso iremos falar a verdade sobre as frutas cítricas para cães e gatos.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV SC 5069

Uma das primeiras frutas que geralmente é apresentada a bebês é a laranja. Porque então associamos ela como ingrediente prejudicial a cães e gatos?

Afinal, frutas cítricas são ricas em vitamina C, que aumenta a absorção do ferro e é um poderoso antioxidante natural, com ações anticâncer – além da sua já conhecida ação para o fortalecimento da imunidade.

Percebo que o maior receio das pessoas em oferecer frutas cítricas é devido a acidez das frutas, mas o que poucas pessoas sabem é que o pH do estômago dos cães é mais ácido do que o nosso (consequentemente mais ácido que as frutas!).

Então de forma geral isso não é problema para deixar de oferecer nutrientes e vitaminas importantes para a saúde e a imunidade dos cães.

Frutas que são oferecidas de maneira rotineira, como a maçã, tem o pH muito próximo das frutas cítricas, surpreendentemente, sendo mais um motivo para não se preocupar com isso.

verdade sobre as frutas
Frutas cítricas.

Quais são as propriedades das frutas cítricas?

Além da conhecida vitamina C, elas também são fontes de fibras dietéticas, essenciais para manter a saciedade e a regulação do trato gastrointestinal.

São capazes de aumentar o ácido butírico, essencial para em quadros e colites, e também podem melhorar a palatabilidade da dieta.

O abacaxi, por exemplo, é rico em enzimas digestivas. A bromelina presente no abacaxi é muito bem-vindo em casos de problemas digestivos e de má absorção, além de resultados positivos em quadros respiratórios, circulatórios e imunológicos. 

Frutas cítricas também são fontes de óleos essenciais, e uma forma de aproveita-los na dieta dos pets é usar raspinhas da casca da laranja ou limão em receitas ou na própria alimentação.

Contraindicações

Frutas cítricas, assim como qualquer fruta, devem ser oferecidas sempre com moderação, para não exagerar na frutose e nem interferir na dieta.

Podem ser oferecido para cães e gatos saudáveis – portanto elas podem ser contraindicadas em alguns quadros de saúde específicos como a gastrite, úlceras e refluxo. Então sempre consulte seu médico veterinário.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Curso de biscoito para cachorro

Aprenda a fazer deliciosos biscoitos para cães com quem mais entende do assunto!

Essa é a oportunidade que você estava esperando para produzir petiscos de uma forma saudável e saborosa. Nele você aprenderá as técnicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelas profissionais, que contam com experiência desde 2013 na área de alimentação pet.

Biscoito para cachorro - Chef di Animale