Vem conferir como fazer as escolhas certas na hora de comprar as carnes para a dieta do seu pet!
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
Vejo alguns erros muito comuns na escolha das proteínas para oferta na alimentação dos pets. Ao mesmo tempo que devemos evitar cortes muito gordurosos como cupim e costela, não precisamos oferecer patinho e filé mignon.
Seguindo o mesmo raciocínio, cortes “de segunda” e alguns retalhos podem ser perfeitamente aproveitados na alimentação dos pets. Porém, isso não quer dizer que devemos escolher ingredientes mal armazenados, sujos e de procedência duvidosa.
Outro erro comum é não variar os cortes de carnes oferecidos. Há diferenças nutricionais significativas entre as espécies e também entre os cortes.
Seja para a alimentação natural ou para a produção de petiscos, vamos listar aqui os principais cortes de carnes que você pode utilizar, e algumas dicas!
Principais cortes de carnes:
Bovino:
- músculo;
- patinho;
- coxão mole;
- lagarto;
- maminha;
- coração;
- Bucho
- Língua
Lembre sempre das vísceras musculares, como o coração e o bucho. São proteínas muito interessantes do ponto de vista nutricional, e muitas vezes com valores mais acessíveis.
Aves:
- Pode utilizar frango, peru, pato, marreco;
- Peito
- Coxa e Sobrecoxa
- Moela
- Coração
Geralmente se retira a pele dos cortes de aves, pois são fontes de gorduras e ácido araquidônico, que em excesso pode ser inflamatório.
Suíno:
- Lombo;
- Pernil;
- Coração;
- Mignon;
- Bisteca (sem gordura).
Retire o excesso de gordura das carnes suínas, e com alguns cortes mais gordurosos você pode fazer a sua própria banha suína, ótima opção de gordura para usar na alimentação natural e na produção de petiscos.
Peixe:
- sardinha;
- anchova;
- merluza;
- tilápia;
- pescada.
Peixes são excelentes fontes de proteínas e nutrientes essenciais. São inúmeras espécies disponíveis e que podem ser utilizadas. Possuem baixo teor de gorduras sendo ótimas opções para pets acima do peso.
Ainda podemos utilizar carnes exóticas, como a carne de rã ou jacaré, e também espécies como cordeiro, coelho e javali.
Sempre tenha acompanhamento do profissional capacitado para a elaboração de uma dieta balanceada. Somente assim, podemos assegurar a segurança da dieta ofertada e todos seus benefícios para a saúde dos pets.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.