Só porque o chocolate é tóxico para cães e gatos não quer dizer que não possa existir um “chocolate” que seja próprio para eles!
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CMRV-SC 5069
Acredite se quiser, essa é uma das perguntas que ouvimos com bastante frequência por aqui: como fazer um chocolate próprio para os pets?
Por mais que a grande maioria dos cães tenham nítida preferência pelo sabor “salgado” da proteína, recebemos diariamente relatos de tutores que afirmam que os seus cães não resistem ao chocolate.
Mas afinal, existe um chocolate próprio para cães e gatos?
A boa notícia é que já existe um produto, natural e saudável prontinho para fazer essa substituição: a alfarroba!
Essa planta, que parece uma vagem, tem o sabor parecidíssimo com o chocolate, mas não contém a substancia tóxica (teobromina).
E o melhor: ainda faz bem para a saúde!
A alfarroba permite que possamos oferecer uma alternativa saudável ao chocolate para os focinhos que gostam do sabor adocicado, mas não é só isso!
Falar de confeitaria e não falar de chocolate é quase impossível – com a alfarroba é possível personalizar e confeitar produtos e bolinhos para que a experiência seja ainda mais especial!
E assim como o chocolate, na confeitaria pet é possível criar quase tudo que você imaginar próprio para cães e gatos.
Quais são seus benefícios e propriedades nutricionais?
Diferente do chocolate, a alfarroba não contém teobromina (pois não vem do cacau).
Ainda, não contém adição de açúcar ou gorduras, e também, muitos cães adoram o seu sabor.
A alfarroba é fonte de vitaminas A, E, D, ácido fólico e vitaminas do complexo B.
É rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio.
Com um teor de quase 40% de fibras, elas atuam como prebióticos, alimentando as bactérias boas do intestino melhorando toda saúde digestiva e favorecendo a absorção dos nutrientes.
Como se não bastasse, a alfarroba tem em torno de 20% de polifenóis, que são antioxidantes que combatem os radicais livres.
Tem um teor baixo de gorduras (em torno de 2%) e consideráveis 7% de proteína, que fornecem aminoácidos que contribuem para o bom funcionamento do organismo, saúde de peles, pelos e todos os músculos.
Levando tudo isso em consideração, podemos afirmar que sim, a alfarroba é permitida, é segura, nutritiva, saborosa e não, não é chocolate.
Na Comunidade Chef di Animale, utilizamos a alfarroba em diversas receitas, principalmente para confeitos.
Já que, com sua textura semelhante ao chocolate, conseguimos personalizar os biscoitos com os nomes dos pets, utilizando a alfarroba derretida.
Sempre priorizamos utilizar nas receitas pets, ingredientes que contribuam com a saúde dos cães e gatos, como é o caso da alfarroba.
Além de ser um ingrediente muito versátil, na Comunidade ensinamos nossos alunos produzirem biscoitos, panquecas e outras receitas com alfarroba.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Curso de páscoa pet
Prepare-se para presentear seus amigos peludos com uma deliciosa Páscoa com o nosso Curso de Páscoa Pet! Este curso foi criado para quem deseja mimar cães e gatos com petiscos de Páscoa especiais. Você aprenderá a fazer uma variedade de petiscos usando ingredientes saudáveis e seguros que são adequados para a dieta deles.
Se você é um tutor de pet que adora cozinhar, um profissional da área ou deseja empreender e oferecer algo especial aos cães e gatos, nosso Curso de Páscoa Pet é para você!