É normal termos dúvidas em relação a vários ingredientes, se podem ou não ser oferecidos para cães e gatos. Venha saber mais sobre a abóbora!
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV-SC 5069
Diferente do que muitos pensam, a abóbora na verdade é um fruto! Faz parte da família Cucurbitácea, assim como o pepino, o chuchu, o melão e a melancia.
Essa distinção entre frutas e vegetais é importante do ponto de vista botânico e culinário. Na botânica, a classificação é baseada na estrutura da planta e da flor, enquanto na culinária, os alimentos são frequentemente agrupados de acordo com seu sabor, uso culinário e preparo na cozinha. Então, embora a abóbora seja um fruto do ponto de vista botânico, ela é comumente considerada e utilizada como um vegetal na culinária.
Abóboras são ingredientes super versáteis e muito adorado pelos humanos. Mas os pets também podem comer?
Sim, abóbora é permitida para cães e gatos!
Seu sabor adocicado tem uma boa aceitação pelos nossos amigos peludos, e podemos aproveitar todas as suas partes (incluindo as sementes).
A abóbora é uma excelente fonte de fibra solúvel, que ajuda muito a melhorar o aspecto das fezes, e preservar todo o trato gastrointestinal.
Ela também é considerada um ótimo prebiótico, que é o alimento das bactérias boas do intestino, favorecendo a manter o microbioma saudável.
Além disso, é rica em betacaroteno, que é convertido em vitamina A pelo organismo.
Depois de retirar as sementes, basta assar ou cozinhar, na água ou no vapor, e oferecer pequenos pedaços como petisco, ou como parte de uma dieta mista ou alimentação natural.
Também é possível criar receitas incríveis e funcionais, como mostramos no Livro de Receitas para Cães e Gatos, onde usamos a abóbora para um petisco que facilita a eliminação de bolas de pelos em gatos.
Pequenos pedaços de abóbora ou em forma de purê são ótimas opções para esconder comprimidos e medicamentos.
Abóboras também são permitidas para pets diabéticos, já que são capazes de diminuir a glicemia pós- prandial, atuando como medicamentos hipoglicemiantes e está associada com a redução de níveis de triglicerídeos.
E as sementes?
Sim, podemos oferecer sementes de abóbora para cães e gatos!
São ricas em magnésio, ácidos graxos, curcubitacina e antioxidantes.
Você pode oferecer as sementes trituradas, cruas ou assada. Ofereça meia colher de café para cada 5kg de peso, junto com a alimentação.
Além disso, as sementes de abóbora são utilizadas como um vermífugo natural, sabia? (Clique no link para conferir tudo sobre essa incrível propriedade)
As sementes de abóbora fornecem inúmeros outros nutrientes e benefícios para a saúde dos pets.
Contém proteínas, fibras, minerais e vitaminas, como a B3 e a B9, e pode trazer vantagens em várias ocasiões.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
E-book Fazendo aniversário de cachorro e gato
Todos os petiscos apresentados neste e-book são saudáveis e foram cuidadosamente elaborados. Nós nos dedicamos a estudar a fundo a dieta de cães e gatos, e desenvolvemos receitas que oferecem um equilíbrio perfeito de nutrientes.
Com as receitas aqui apresentadas, você pode ter a certeza de que está oferecendo petiscos saudáveis, feitos com ingredientes de qualidade e sem conservantes artificiais.
Divirta-se fazendo as receitas deste e-book e agradando seus cães e gatos com petiscos deliciosos e saudáveis!