O vinagre é muito utilizado por nós humanos, tanto para temperar saladas, como para uso doméstico, mas será que cachorro pode comer vinagre?
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
O vinagre é muito utilizado para tirar manchas, lavar e amaciar roupas, além do seu uso como tempero na culinária brasileira.
E a boa notícia é que ele também pode ser muito útil para o seu pet! Nas quantidades corretas, ele é um ótimo suplemento alimentar.

Posso oferecer qualquer vinagre?
Apesar de contarmos com várias opções no mercado, recomendamos a oferta do vinagre de maçã, sem álcool, e de preferência orgânico.
O vinagre de álcool puro pode fazer muito mal para os pets. Vinagres balsâmicos, por exemplo são ricos em aditivos alimentares como o corante caramelo, contraindicado para os pets.
Quais as vantagens na oferta do vinagre de maçã?
O vinagre de maçã é amplamente conhecido por seus potenciais benefícios para a saúde de humanos, e muitos deles podem ser aproveitados também pelos nossos pets.
O vinagre de maçã contém ácido acético, que é conhecido por suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Ele pode ser utilizado externamente para limpeza e desinfecção de feridas leves em animais e, em algumas situações, pode ser administrado internamente, mas sempre sob orientação veterinária.
A “película” que se forma no vinagre de maçã é conhecida como “mãe do vinagre”. Ela é uma coleção de bactérias e enzimas que ocorre naturalmente durante o processo de fermentação. Acredita-se que essa “mãe” contenha nutrientes e probióticos benéficos. É possível adicionar pequenas quantidades de vinagre de maçã à água ou à comida dos animais, a fim de promover a saúde digestiva e a imunidade.
Que os pets podem ingerir vinagre de maçã já sabemos, confira agora seus benefícios e outras utilizações :
- auxilia na acidificação da urina prevenindo infecções bacterianas ou cistites;
- pode ser utilizado em gotinhas para deixar leguminosas de molho, auxiliando a liberar antinutrientes e não causar gases nos cães;
- pode ser utilizado para auxiliar na absorção de cálcio em casos específicos ou quando utilizar a farinha de casca de ovos como fonte de cálcio;
- ajuda a aliviar coceiras e pruridos: você pode aplicar diretamente na pele, com um borrifador, uma mistura de 50% água pra 50% de vinagre;
- a mesma misturinha pode ser utilizada para limpar os ouvidos do pet, evitando otites e na escovação dentária, evitando gengivites;
- o consumo de um pouco de vinagre misturado a água ou alimento do pet pode até mesmo ajudar a repelir pulgas e moscas;
Para inserir na alimentação você pode oferecer 0,5mL para cada Kg de peso do animal.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos
Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.
Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação.
Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.