Verdes, maduros, crus ou cozidos, com semente ou sem semente? Venha saber tudo sobre oferecer tomates para seu pet!
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Ainda existem alguns mitos quanto a toxicidade desse ingrediente para os cães, que deixa os tutores confusos e inseguros.
Mas já adianto: de forma geral os tomates maduros são sim seguros para os cães.
A maior preocupação em relação a intoxicações está em uma substância chamada solanina, presente em maior concentração nas folhas do tomateiro ou em tomates verdes.
De fato, a solanina cauxa toxicidade e até mesmo para nós humanos, mas isso não quer dizer que esse ingrediente não seja seguro e fonte de diversos nutrientes interessantes.
Mas é importante evitar os tomates verdes e as folhas do tomateiro. Na verdade, são ingredientes que por costume já não são utilizados! Mas se o seu cachorro tem acesso e comeu acidente, pode apresentar sintomas pela presença da solanina, como letargia, tremores e vômitos.
Em situações como essa, leve imediatamente ao veterinário.
O consumo de tomates maduros é muito benéfico para a saúde dos cães, pois são ricos em fibras, que garantem a absorção de nutrientes e a motilidade intestinal.
Também contém potássio, ótimo para a saúde cardiovascular, e colina, que fornece energia para o cérebro e o fígado.
Os antioxidantes naturais presentes no tomate ajudam a combater radicais livres e reduzir o estresse oxidativo.
Conhecer sobre os ingredientes é fundamental para obter o máximo de seus benefícios. O licopeno, que é bastante conhecido por suas propriedades nutracêuticas, está ainda mais presente quando o tomate for cozido, junto com alguma fonte de gordura.
Os tomates são muito versáteis e pode ser utilizado na alimentação natural, no preparo de receitas e como petisco.
Qualquer espécie pode ser oferecida, e não é necessário remover as sementes ou a casca!
Dentro da Comunidade Chef di Animale ensinamos quais alimentos seu pet pode ou não comer, quais as quantidades recomendadas de cada petisco natural, além das receitas de petiscos, bolinhos, entre outras receitas naturais para nossos amiguinhos.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos
Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.
Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação.
Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.