Entenda os riscos e cuidados ao oferecer granola para o seu pet.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Cachorro pode comer granola?
A granola em si não é proibida para os cães, mas é importante ter cuidado. A granola que nós costumamos consumir contém misturas que não foram feitas pensando na saúde dos pets. Ingredientes como açúcar, frutas desidratadas (como uva-passa, que é tóxica) e algumas castanhas, como a macadâmia, que também é tóxica para os cães, tornam a granola comercial inadequada para os nossos amigos de quatro patas.

Granola faz mal para cachorro?
A granola pode, sim, fazer mal para o cachorro dependendo da sua composição. Mesmo que alguns ingredientes sejam seguros, como a aveia, é comum que a granola contenha aditivos e açúcares que não são bem digeridos pelos cães. Além disso, alimentos integrais como cereais geralmente passam pelo organismo dos pets sem serem aproveitados e saem inteiros nas fezes. Por isso, oferecer granola em sua forma original não é a melhor opção para o seu amigo.
Qual a melhor forma de incluir cereais na dieta dos cães?
Os cães, por serem carnívoros, não conseguem digerir facilmente cereais em sua forma natural. Se você deseja incluir algum cereal na alimentação do seu pet, é fundamental prepará-lo corretamente. Por exemplo, fazer um mingau de aveia pode ser uma alternativa mais adequada, já que ele favorece a digestão e fornece nutrientes que promovem uma microbiota intestinal saudável.
Cuidado com as misturas de granola
Outro ponto importante é que as misturas presentes na granola industrializada costumam ser compostas por ingredientes que não são seguros para os cães. Açúcar em excesso, óleos refinados e alimentos tóxicos como uva-passa e macadâmia são riscos que devem ser evitados a todo custo. Por isso, antes de oferecer algo ao seu pet, verifique sempre a composição e busque alternativas naturais e seguras.
Conclusão
Embora a granola em si não seja tóxica, a versão comercial geralmente não é segura para os cães devido aos ingredientes adicionais. Se quiser oferecer cereais para o seu pet, como a aveia, opte por preparações caseiras e funcionais que realmente forneçam benefícios à saúde.
Se você se interessa por nutrição natural e opções saudáveis para seu cachorro, conheça a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui. Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos!
https://www.petmd.com/dog/nutrition/can-dogs-eat-sugar
https://www.researchgate.net/publication/318813750_Sugar_in_dog_foods
https://www.petmd.com/dog/nutrition/can-dogs-eat-nuts
https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-nuts
São mais de 27 receitas com instruções específicas para trazer inúmeros benefícios a eles, além de dezenas de combinações de bolos para cães e gatos, com coberturas, recheios e formatos diferentes.
Para quem busca conhecer a culinária que fará os rabinhos abanar, esse é o conteúdo que faltava!