Descubra as opções seguras e saudáveis de gelatina para cães.
Cachorro pode comer gelatina?
A resposta é sim, mas não como você está pensando. Nada de oferecer aquelas gelatinas cheias de açúcar e corantes para o seu cão. A gelatina que é permitida para cães é aquela incolor e sem sabor, geralmente utilizada com intuito de criar opções de petiscos ou até mesmo como solução gelatinizante na fabricação de alimentos. Quem nunca viu aquelas latinhas de alimentos para pets com consistência gelatinosa? Esse é o objetivo da gelatina na alimentação pet: basicamente, textura, especialmente nos petiscos.
Benefícios e cuidados ao oferecer gelatina para cães
Cães podem comer gelatina, desde que seja a versão incolor e sem sabor. Esta gelatina pode ser utilizada para dar textura a petiscos e alimentos. Além disso, existem outros ingredientes com características gelatinizantes que são permitidos, como o ágar-ágar, ou até mesmo algumas sementes que, depois de hidratadas, formam uma goma nutritiva e benéfica para o seu pet. Dessa forma, além de obter as características sensoriais desejadas, é possível incluir nutrientes funcionais.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Alternativas de gelatina e como utilizá-las
Você pode utilizar gelatina incolor e sem sabor ou optar por ágar-ágar, que também é permitido para cães. Algumas sementes, como chia e linhaça, depois de hidratadas, formam uma goma que pode ser utilizada como gelatina natural. Essas opções são ideais para criar petiscos saudáveis e até mesmo para melhorar a qualidade de vida dos pets que consomem ração. Se você está se perguntando se cachorro pode comer gelatina de sabor, a resposta é não. Gelatinas com sabor, como gelatina de morango ou gelatina de uva, contêm açúcares e corantes que são prejudiciais para o seu cão.
Como oferecer gelatina de forma segura
Cachorros podem comer gelatina com sabor? Não, evite gelatinas com sabor, como gelatina de morango ou gelatina de uva, pois essas versões contêm açúcares e corantes prejudiciais. Prefira sempre a gelatina incolor e sem sabor para garantir a segurança do seu cão. Outro tipo comum é a gelatina Royal com sabores, que também deve ser evitada devido aos aditivos.
Conclusão
Cachorro pode comer gelatina, mas opte sempre pela versão incolor e sem sabor. Utilize ingredientes naturais e funcionais para garantir a saúde e bem-estar do seu pet. Evite gelatinas com sabor e corantes para proteger a saúde do seu cão, a melhor escolha é sempre optar por alternativas naturais e sem aditivos.
Se você se interessa por nutrição natural e opções saudáveis para seu cachorro, conheça a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui. Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos!
• https://thescipub.com/pdf/ajavsp.2010.102.106.pdf
• https://wagwalking.com/sense/can-dogs-have-gelatinous-food
E-book Fazendo petiscos para cachorro | Petiscos para gatos
Criamos uma seleção deliciosa e saudável de petiscos para cães e gatos que você pode fazer em casa!
Este e-book é perfeito para você que quer oferecer opções de petiscos saudáveis para os seus pets, sem abrir mão do sabor e da diversão.