Fígado de frango na alimentação canina: benefícios e cuidados

Sim, os cães podem comer fígado de frango, assim como boi, porco ou outras espécies. Esse alimento faz parte da natureza deles e é altamente nutritivo. No entanto, o seu consumo deve ser moderado para evitar excessos de gorduras e calorias.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

fígado de frango
fígado de frango

Quais são os benefícios do fígado de frango para cães?

O fígado é rico em vitaminas A e do complexo B, ferro e outros nutrientes essenciais para a saúde dos cães. Ele pode ser utilizado na alimentação natural ou como um ingrediente de petiscos saudáveis.

Pode dar fígado de frango todos os dias?

Não é recomendado oferecer fígado diariamente. Como é uma víscera secretora, seu excesso pode causar diarreia, excesso de peso e desequilíbrios nutricionais. A moderação é fundamental para manter a saúde do pet.

Cachorro pode comer fígado de frango temperado?

Não. Temperos como alho, cebola, sal e outros condimentos usados ​​em nossa comida podem ser tóxicos para os cães. O ideal é preparar o fígado de forma simples, sem temperos e cozido no vapor ou na água.

Fígado pode ser usado para enriquecer a ração?

Sim! Pequenas quantidades de fígado de frango podem ser misturadas à ração para aumentar a palatabilidade e o valor nutricional. No e-book Como Melhorar a Ração, ensinamos como equilibrar proteínas, vísceras, vegetais e frutas de forma adequada.

Conclusão

O fígado de frango é uma excelente fonte de nutrientes para os cães, desde que seja oferecido com moderação e sem temperos. Ele pode ser um ótimo complemento para a dieta, enriquecendo tanto a alimentação natural quanto a ração.

Se você se interessa por nutrição natural e opções saudáveis para seu cachorro, conheça a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui. Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos!

E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?

Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.

Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.

Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.