A farinha de maracujá é segura para cães? Saiba se você pode oferecer esse ingrediente ao seu melhor amigo.

Cachorro pode comer farinha de maracujá?

A princípio, a farinha de maracujá pode parecer um ingrediente interessante para a alimentação de cães, uma vez que ela é amplamente recomendada por alguns especialistas para aumentar o teor de fibras em dietas caseiras. Contudo, é fundamental ter muito cuidado ao oferecer esse tipo de ingrediente ao seu cachorro, pois, apesar de o maracujá ser uma fruta saudável e segura para cães, a farinha de maracujá apresenta alguns riscos.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

farinha de maracujá
farinha de maracujá

Cães podem comer farinha de maracujá com segurança?

A farinha de maracujá é feita a partir da casca do fruto, e é exatamente nesse ponto que reside o problema. As cascas do maracujá contêm compostos cianogênicos, que são substâncias tóxicas. Embora esses compostos sejam eliminados com o processamento térmico, não há garantias de que o processamento aplicado na fabricação da farinha de maracujá tenha sido suficientemente eficaz para remover todos os vestígios dessas substâncias. Por isso, embora alguns especialistas recomendem a farinha de maracujá para cães, eu, pessoalmente, não indico mais seu uso, nem para meus pacientes, nem nas receitas da Chef di Animale.

Alternativas seguras à farinha de maracujá para cães

Existem várias outras opções de farinhas seguras e benéficas para os cães, como farinha de coco, farinha de aveia e farinha de linhaça, que podem ser usadas para promover uma dieta rica em fibras e nutrientes sem os riscos associados à farinha de maracujá. Se você deseja incluir o maracujá na dieta do seu cão, a polpa e as sementes da fruta são seguras e podem ser oferecidas de maneira moderada.

Conclusão

Embora o cachorro possa comer maracujá, o uso da farinha de maracujá traz alguns riscos devido à presença de compostos cianogênicos nas cascas, que são utilizadas na produção dessa farinha. Por isso, é importante optar por alternativas mais seguras e evitar o uso da farinha de maracujá na alimentação do seu cão. Para mais informações sobre ingredientes permitidos e proibidos para cães, confira os nossos vídeos e participe da Comunidade Chef di Animale.

Se você se interessa por nutrição natural e opções saudáveis para seu cachorro, conheça a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui. Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos!

Referências:

https://www.webmd.com/food-recipes/passion-fruit-health-benefits

Comunidade Chef di Animale​

Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.