O enxofre é amplamente utilizado em produtos para pets, porém quando falamos em ingestão, será que cachorro pode comer enxofre mesmo?

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

O enxofre sempre foi muito utilizado na fabricação de shampoo e sabonetes, já que ele possui propriedades antibacterianas.

E por isso, apresentava bons resultados em tratamentos dermatológicos, como a dermatite.

Enxofre.

Mas afinal, o que é enxofre?

É um mineral que é comumente encontrado em regiões vulcânicas, fontes termais e até mesmo em alguns alimentos, como por exemplo a cebola.

Como citamos acima, o enxofre é muito utilizado em produtos dermatológicos, já que possui em sua composição propriedades antibacterianas e antifúngicas.

O enxofre também é utilizado na produção de adubos, ácido sulfúrico, sabonetes, alguns cosméticos, pólvora e a borracha.

Além de estar presente também em alguns produtos químicos e medicamentos.

Tendo isso em vista, cachorro não pode comer enxofre, ele deve ser utilizado apenas de forma tópica.

Em sabonetes, shampoos ou outros produtos dermatológicos, já que era geralmente utilizado no tratamento de sarnas.

Lembrando que apenas um profissional pode receitar sua utilização, já que em grandes quantidades ele pode ser tóxico para cachorros.

Você sabia que alguns alimentos possuem enxofre?

Vamos listar aqui os principais alimentos que possuem enxofre, porém alguns desses alimentos podem sim serem oferecidos aos pets, desde que com moderação.

  • leite e seus derivados: esses alimentos possuem em sua composição o enxofre, em suma, algumas opções podem ser ofertadas dentro das quantidades corretas;

  • alho e cebola: esses dois alimentos possuem enxofre em sua composição, porém, a cebola já é contraindicada ao consumo dos pets por ser tóxica, já o alho, se ofertado nas quantidades corretas, pode enriquecer a dieta do seu pet;

  • leguminosas: alguns grãos também contêm enxofre, como é o caso do feijão, e este alimento pode ser ofertado aos peludinhos;

  • vegetais: alguns vegetais como brócolis, couve-flor possuem enxofre, e podem ser ofertados aos pets sem problema nenhum;

  • abacate: o abacate também contém enxofre, mas cachorro pode comer abacate, desde que sem sua casca, apenas a polpa, e na quantidade adequada.

 

Muitas informações sobre alimentos para a alimentação dos cães e gatos são compartilhadas de forma equivocada.

Como por exemplo, o abacate, aqui na Comunidade Chef di Animale sempre estamos buscando estudos científicos que embasem a oferta dos alimentos.

O enxofre tem benefícios para os cães e gatos?

O enxofre é muito utilizado para soluções tópicas, mas devemos nos atentar que somente podemos utilizar produtos prescritos por um profissional.

Enxofre é muito benéfico quando é necessário ações anti-inflamatórias e bactericidas.

Mas atenção: não indicamos a utilização de sabonetes de enxofre de humanos para cães.

Use o produto específico para cães e gatos.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book Fazendo aniversário de cachorro e gato

Todos os petiscos apresentados neste e-book são saudáveis e foram cuidadosamente elaborados. Nós nos dedicamos a estudar a fundo a dieta de cães e gatos, e desenvolvemos receitas que oferecem um equilíbrio perfeito de nutrientes.

Com as receitas aqui apresentadas, você pode ter a certeza de que está oferecendo petiscos saudáveis, feitos com ingredientes de qualidade e sem conservantes artificiais.

Divirta-se fazendo as receitas deste e-book e agradando seus cães e gatos com petiscos deliciosos e saudáveis!