Já se perguntou se cachorro pode comer chocolate? Vamos entender os perigos do chocolate para cães.
Cachorro pode comer chocolate?
Definitivamente não! O chocolate é completamente tóxico e inadequado para cães e gatos. Devido ao cacau, o chocolate contém uma substância chamada teobromina, que não pode ser digerida pelos cães e pode se acumular no organismo, causando sérios efeitos tóxicos. A ingestão de chocolate pode levar a transtornos gastrointestinais severos, como vômitos e diarreia, e em casos graves, pode ser fatal. Portanto, não há justificativa para oferecer chocolate aos cães.
Chocolate para cachorros é sempre um risco. O chocolate amargo, por exemplo, contém uma concentração ainda maior de teobromina, sendo que um pequeno pedaço já é suficiente para causar um grande estrago nos cães mais sensíveis. Embora o chocolate branco tenha um teor menor de teobromina, sua composição é igualmente inadequada para os cães, contendo exageros de açúcar, gorduras hidrogenadas e outros aditivos que não são recomendados como petisco.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Perigos do chocolate para cães
Chocolate faz mal para cachorro por diversas razões. Além da teobromina, o chocolate é rico em cafeína e açúcar, o que pode resultar em sintomas como hiperatividade, aumento da frequência cardíaca, tremores e, em casos graves, convulsões. O chocolate para cachorros é sempre uma má ideia, independentemente do tipo ou quantidade.
Entretanto, existe um chocolate para cachorros que ensinamos você a fazer na Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria Pet.
Existe alguma outra hipótese do cão pode comer chocolate?
Não, em hipótese alguma. É importante alertar as crianças e outros membros da família sobre os perigos do chocolate para os cães, especialmente em datas festivas como a Páscoa, quando o consumo de chocolate é mais comum. Eduque todos em sua casa para evitar que seu cão tenha acesso a esse alimento perigoso.
Alternativas seguras ao chocolate
Uma excelente alternativa ao chocolate para os cães é a alfarroba. A alfarroba possui sabor, textura e aroma semelhantes ao chocolate, mas sem a teobromina e outros ingredientes prejudiciais à saúde dos cães. Ao optar por alfarroba, você pode satisfazer seu desejo de compartilhar um petisco com seu cão sem colocá-lo em risco.
Cachorro comeu chocolate: o que fazer?
Se você pesquisou na internet “meu cachorro comeu chocolate” e chegou até aqui, é fundamental agir rapidamente. Leve-o imediatamente ao veterinário, pois a ingestão de chocolate pode causar envenenamento e exigir tratamento de emergência. Quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de recuperação do seu cão.
Conclusão: O perigo do chocolate para cães
O chocolate faz mal ao cachorro e deve ser mantido fora do alcance dos nossos pets. Escolha alternativas seguras e saudáveis como a alfarroba para satisfazer seu cão sem comprometer sua saúde. Lembre-se de educar sua família e amigos sobre os perigos do chocolate para os cães.
Se você se interessa por nutrição natural e opções saudáveis para seu cachorro, conheça a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui. Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos!
• https://www.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/riney-canine-health-center/canine-health-information/chocolate-toxicity-what-should-i-do-if-my-dog-eats-chocolate
• https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33788297/
• https://www.mcgill.ca/oss/article/health/my-dog-ate-chocolate-and-he-was-fine-so-whats-big-deal
• https://www.petmd.com/dog/nutrition/can-dogs-eat-chocolate
• https://vcahospitals.com/know-your-pet/chocolate-poisoning-in-dogs
• https://www.petpoisonhelpline.com/poison/chocolate/
Curso de páscoa pet
Prepare-se para presentear seus amigos peludos com uma deliciosa Páscoa com o nosso Curso de Páscoa Pet! Este curso foi criado para quem deseja mimar cães e gatos com petiscos de Páscoa especiais. Você aprenderá a fazer uma variedade de petiscos usando ingredientes saudáveis e seguros que são adequados para a dieta deles.
Se você é um tutor de pet que adora cozinhar, um profissional da área ou deseja empreender e oferecer algo especial aos cães e gatos, nosso Curso de Páscoa Pet é para você!