Uma das melhores maneiras de evitar que seu cachorro fique doente, é cuidando de sua imunidade. E isso significa cuidar de sua sua alimentação, a realização de exames de rotina e exercícios físicos frequentes.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

Infelizmente, alterações detectadas em exames de rotina são cada vez mais frequentes. É bem comum, por exemplo, o aumento de gordura no sangue, com alto teor de triglicerídeos, colesterol e enzimas hepáticas elevadas.

São alterações que podem estar ligadas a uma alimentação deficiente ou ate mesmo sendo consequências de outros problemas primários, como diabetes, obesidade e hipotireoidismo.

Por isso, a importância de realizar um check-up periódico e a realização de exames preventivos, assim doenças podem ser detectadas com antecedência, e melhor tratadas.

Alguns fatores ainda predispõe o aparecimento das doenças, como a obesidade, mais um cuidado que devemos ter com a alimentação para que nossos amigos tenham a qualidade de vida que merecem.

cachorrofiquedoente
Cachorro de pelagem clara, com um estetoscópio.

DICAS PARA EVITAR QUE SEU CACHORRO FIQUE DOENTE:

  • Faça check-up ao menos uma vez ao ano;
  • Dê uma alimentação balanceada, que respeite cada fase de vida do seu animal;
  • Estimule a prática de atividades físicas, como a caminhada;
  • Mantenha seu pet hidratado;
  • Deixe a higiene do seu pet em dia, incluindo a higiene bucal;
  • Pratique o enriquecimento ambiental, promovendo a saúde cognitiva.

COMO OS ALIMENTOS PODEM AJUDAR?

Um exemplo são cães e filhotes que sofrem algum trauma no joelho ou outra articulação. Eles podem vir a desenvolver artrose progressiva, e assim requerer um acompanhamento mais de perto.

Uma suplementação com condroitina e glicosamina para fortalecer seus ossos e articulações, e também ha algumas opções naturais que são fontes de colágeno, como a gelatina de pé de galinha.

Cães que tem infecções recorrentes, como otites, problemas de pele, sempre estão fazendo uso continuo de medicamentos, como antibióticos e corticoides, que o longo dos anos acaba prejudicando o fígado e alterando toda microbiota do animal.

Com alimentos de verdade, é possível manter o equilíbrio de todo o sistema digestivo com dieta de alta digestibilidade e variedade de nutrientes. Petiscos funcionais, como o Kefir, garantem a saúde das boas bactérias e a imunidade alta.

E por isso e tão importante o acompanhamento do seu veterinário de confiança.

Hoje, a medicina veterinária está percebendo a importância dos alimentos, eles podem fazer toda a diferença para esse propósito. É através deles que podemos extrair os nutracêuticos, substâncias bioativas e naturais que irão atuar na base do organismo do animal, fortalecendo seu sistema imunológico.

Alguns com propriedades anti-inflamatórias que podem até mesmo substituir o uso continuo de medicamentos mais agressivos.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book 15 receitas de petiscos blog

E-book: 15 receitas de petiscos para cães e gatos

Se você é um tutor amoroso de um cão ou gato, sabe o quão importante é proporcionar uma alimentação saudável e saborosa para seu pet.

Com o E-book 15 Receitas de petiscos para Cães e Gatos, você terá em suas mãos uma seleção de receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer, para proporcionar o melhor para o seu animal de estimação. 

Aproveite essa oportunidade de cuidar ainda mais do seu pet, com as receitas incríveis desenvolvidas por Bettina Michalak e Carol Sprot.