Os cachorros possuem esse hábito de lamber suas feridas, porém será que isso é normal? Devo levar ao veterinário se o cachorro lambe machucado?
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
Geralmente após seus machucados, ou até mesmo após fazer uma cirurgia, os cães tentam lamber essas áreas, mas será que isso é normal?
Vamos conversar um pouco mais sobre esse hábito canino e entender se é normal cachorro lamber seus machucados.
O que causa esse desejo por lamber suas feridas?
Assim como nós quando estamos com alguma ferida cicatrizando, ela geralmente ocasiona coceiras, dessa mesma maneira acontece com os cães.
Só que ao invés de coçar como nós humanos, eles tendem a lamber suas feridas para aliviar a coceira.
O grande problema desse hábito de cachorro lamber machucados é que na boca dos cães há presença de várias bactérias, e isso pode contribuir para provocar infecções desses machucados.
Devemos evitar que os cachorros lambam seus machucados, pois fazendo isso é possível que haja complicações, e seja necessário a administração de medicamentos.
Principalmente em casos pós-operatórios que ainda estejam com suturas, tendo em vista ser uma área mais delicada.
E se a ferida do meu cachorro infeccionar?
Se o seu cachorro tem o hábito de lamber suas feridas, pode ocorrer dela infeccionar. Portanto, fique atento a esses sinais:
- inchaço na área da ferida;
- vermelhidão;
- cicatrização lenta;
- ferida com pus;
- reabertura da cicatrização.
Esses sinais podem indicar que a ferida do seu pet está infeccionada, logo, é necessário procurar o veterinário do seu amiguinho.
Para que assim, seja administrado o devido tratamento, para garantir a segurança dos peludinhos.
Apesar de que alguns estudos relatem que na saliva dos cães foi encontrado propriedades antibacterianas, não é recomendado deixá-lo lamber suas feridas.
Como citei anteriormente, a proporção de bactérias que está presentes na boca do cachorro é muito menor que as propriedades antibacteriana.
Devemos sempre priorizar a saúde dos nossos amiguinhos, por isso evite deixar que o seu pet lamba as suas feridas.
Dessa forma, conseguimos garantir sua saúde plena, sem riscos de infecções.
Da mesma forma que devemos cuidar da alimentação dos pets, tendo em vista que na alimentação é possível incluirmos alimentos que ajudam a conter a infecção do organismo.
Como mostramos aos nossos alunos da Comunidade Chef di Animale, há diversos alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias.
E que podemos utilizar nesses casos, para evitar a infecção das feridas do seu amiguinho. Inclusive, na Comunidade ensinamos um poderoso alimento, chamado pasta dourada.
A pasta dourada para cachorro tem um grande poder anti-inflamatório e pode ajudar até mesmo pets que tenham câncer.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.