Você sabe por que devemos suplementar a dieta dos cães e gatos? A alimentação natural sozinha consegue suprir os nutrientes necessários?

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

Todos concordamos que oferecer alimentação natural não é simplesmente oferecer alimentos humanos para seus pets, não é mesmo?

Mas ainda há muitas dúvidas em relação a como balancear a dieta dos pets de maneira adequada.

Basicamente, existe 3 formas de balancear uma dieta natural.

suplementar
Suplementos.

1° forma:

Utilizando ingredientes naturais de acordo com o tipo de dieta escolhida, por exemplo, utilizar farinha de casca de ovos como fonte de cálcio, ou alga kelp como fonte de iodo, por exemplo.

Para fazer isso de maneira adequada, é necessário o acompanhamento de um profissional, ou de dietas validadas por eles, uma vez que são muitos minerais e vitaminas que precisam estar em perfeitas relações.

2ª forma:

Outra forma bastante utilizada é aviar os suplementos em farmácia de manipulação, com as doses exatas dos nutrientes de acordo com cada cardápio, sendo sua prescrição feita por um profissional de nutrição.

3ª forma:

A alimentação natural vem ganhando cada vez mais adeptos, e hoje existem algumas opções de suplementos comerciais no mercado brasileiro.

São opções confiáveis e completas, feitas para cada tipo de dieta natural (cozida, crua ou crua com ossos) e também para as fases de vida e espécies específicas (para cães e para gatos).

Mas é necessária atenção: nem todos os suplementos disponíveis no mercado são completos o suficiente para balancear uma dieta natural – alguns somente acrescentam nutrientes extras com objetivos específicos, e foram criados pensando em animais que já se alimenta com ração ou dieta natural.

Ou seja, já levam em consideração que animal já ingere outros tantos nutrientes que já estão nesses alimentos.

Portanto, leia sempre o rótulo do produto, que deverá ter a informação clara e precisa de que o produto foi desenvolvido para dietas naturais caseiras.

E também, esse suplemento deve ser de VITAMINAS, MINERAIS E AMINOÁCIDOS, e não somente uns ou outros.

Na dúvida, sempre consulte o profissional de sua confiança.

O que acontece se eu não suplementar?

A falta da suplementação traz problemas silenciosos, são problemas em que as vezes o tutor não vai perceber a olho nu.

Logo no começo quando ele está fazendo a dieta sem suplemento, não vai ser visível para ele no início, mas sim a longo prazo.

Essa deficiência nutricional vai afetar o organismo de certa maneira que só vai aparecer em meses, talvez anos até, mas que pode ser uma doença nutricional até irreversível as vezes.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?

Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.

Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.

Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.