Procure um profissional capacitado para orientar sobre a quantidade de alimentação natural que deve ser fornecida ao seu cão para atender suas exigências nutricionais diárias.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

Uma dúvida comum em relação à alimentação saudável dos pets é a quantidade adequada de comida a ser oferecida. É importante encontrar um equilíbrio, pois oferecer pouca comida pode resultar em falta de nutrientes, enquanto uma quantidade excessiva pode levar à obesidade.

Vários fatores influenciam a quantidade de comida necessária para o seu animal: idade, raça, porte, nível de atividade física e, mais importante, a saúde do animal.

Outros fatores são determinantes também, como o total de calorias que uma dieta possui. Em uma média, dietas de alimentação natural de manutenção podem variar entre 1000 e 1300 kcal por kg de alimento pronto.

CÁLCULO DE NECESSIDADE ENERGÉTICA

A fórmula para calcular a necessidade energética de manutenção (NEM) de um cão é a seguinte:

NEM (kcal/dia) = 95 a 130 x (peso em kg)^(0,75)

Aqui está um exemplo de cálculo usando um cão adulto saudável de 10 kg:

NEM (kcal/dia) = 95 a 130 x (10 kg)^(0,75) NEM (kcal/dia) = 95 a 130 x 5,62 NEM (kcal/dia) = 535,9 a 731,6 kcal/dia

Portanto, a faixa estimada da necessidade energética de manutenção para um cão de 10 kg seria de aproximadamente 536 a 732 kcal por dia.

Lembre-se de que essa é uma estimativa e as necessidades calóricas individuais podem variar de acordo com o nível de atividade, idade e condição corporal.

Levando tudo isso em consideração, normalmente, os veterinários e tutores se baseiam na porcentagem recomendada em relação ao porte do animal. Abaixo estão as porcentagens médias sugeridas para cada porte:

  • Porte miniatura até 3 kg: 7 a 10% do peso corpóreo.
  • Porte miniatura pesando entre 3 e 5 kg: 5 a 6% do peso corpóreo.
  • Porte pequeno entre 5 e 10 kg: 4 a 6% do peso corpóreo.
  • Porte médio, entre 10 e 25 kg: 4 a 5% do peso corpóreo.
  • Porte grande entre 25 e 35 kg: 4 a 5% do peso corpóreo.
  • Porte grande entre 35 e 42 kg: 3 a 4% do peso corpóreo.
  • Porte gigante (acima de 42 kg): 3 a 4% do peso corpóreo.

Vários outros fatores adicionais podem influenciar a quantidade de comida, como o metabolismo e as características da raça. Por exemplo, raças como Golden Retriever, Labrador, Pug, Spitz Alemão e Beagle tendem a ganhar peso facilmente, então precisam de uma quantidade menor de alimento. Já raças como Buldogue Francês, Border Collie, Doberman e Dog Alemão tendem a perder peso mais facilmente devido à sua alta atividade ou constituição muscular, então podem precisar de uma quantidade maior de comida.

É importante ressaltar que essas são apenas orientações médias e o cálculo exato da quantidade de comida deve ser feito de acordo com as necessidades individuais do seu pet. É recomendado consultar um veterinário para analisar a saúde do animal e determinar a melhor quantidade de comida a ser oferecida.

Em casa, você pode utilizar a seguinte fórmula para calcular a quantidade de comida:

Peso do cão X % indicada para o porte = quantidade de alimentos indicada por dia

Por exemplo, para um cão de porte pequeno que pesa 7 kg, a conta seria: 7 kg x 4% = 0,28 kg ou 280 g de comida por dia, divididos em duas refeições de 140 g cada.

Lembre-se de ajustar a quantidade conforme as necessidades do seu pet, pois cada indivíduo possui um metabolismo e necessidades diferentes. Para uma análise mais precisa, é importante contar com a orientação de um veterinário.

natural
Alimentação natural congelada.

Dentro da Alimentação Natural a prioridade é fornecer uma alimentação de qualidade com ingredientes naturais, reduzindo a ingestão de ingredientes provenientes de indústrias.

Na Comunidade Chef di Animale, ensinamos várias receitas de petiscos naturais para nossos amiguinhos.

Com carnes, frutas, verduras e legumes, petiscos para pets com necessidades especiais, petiscos refrescantes, etc.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Comunidade Chef di Animale​

Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.