A alimentação natural por si não causa vômitos, mas eles podem estar presentes por algumas causas relacionadas à dieta.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
Na verdade, nem sempre o ato de expelir algo para fora é um vômito. É preciso saber diferenciar o que é regurgitação ou se há vômito bilioso, por exemplo.
Embora possam parecer semelhantes, existem algumas diferenças importantes entre eles.
O vômito é uma ação ativa do corpo em que os conteúdos do estômago são expulsos através da boca.
Isso geralmente ocorre quando o alimento é empurrado para trás do estômago para o esôfago, e o corpo tenta se livrar dele.
O vômito é um processo que envolve contrações musculares fortes no estômago e no trato gastrointestinal.
Já a regurgitação é um processo passivo em que o alimento é expelido pela boca sem ação muscular. A regurgitação geralmente ocorre quando o alimento é engolido rapidamente e fica preso na garganta ou no esôfago.
É importante ressaltar que a regurgitação não é uma ação ativa do corpo, ao contrário do vômito.
Meu pet começou a regurgitar após a transição da dieta natural
Bom, de certa forma isso é normal, e vou lhe explicar o porquê.
Primeiro, o pet não está acostumado com essa dieta, principalmente se o seu pet foi alimentado por anos somente com a ração.
A introdução de um novo alimento de forma abrupta, mesmo que seja um alimento mais saudável, pode causar uma certa indigestão. Isso também pode acontecer com a mudança de modalidades de dieta, por exemplo, de uma dieta cozida para a dieta crua.
Segundo ponto é que os cães geralmente são muito afobados para comer, ainda mais um alimento mais saboroso e cheiroso, como a dieta natural.
Muitas vezes, se você utiliza pedaços de carne maiores na dieta e seu cão come abruptamente, pode ocorrer dele regurgitar esses pedaços inteiros.
Se o seu pet regurgitou durante a transição, por algum desses motivos não há motivos de preocupação, já que é uma questão de adaptação.
Se seu pet regurgita todos os dias, é interessante uma avaliação para descartar problemas como colapso de traquéia.
Porém, devemos ficar atentos caso o pet esteja com um quadro de vômitos frequentes, que geralmente vem acompanhados de outros sintomas, pois pode ocasionar na desnutrição e desidratação do pet.
Em casos de vômitos esporádicos, uma receita super saudável que podemos fazer para evitar a desidratação é preparar o caldo de ossos, que encontramos no Livro de receitas para cães e gatos.
Vômitos biliosos
Se o seu pet vomita, geralmente logo pela manhã uma espuminha ou um líquido esverdeado, pode ser que ele pode apresentar algum problema digestivo, que requer uma alimentação menos espaçada, como no caso de gastrites. Por isso nunca deixe de consultar o médico veterinário quando notar situações adversas e frequentes.
Intolerância Alimentar
Seu pet se adaptou bem a nova dieta mas ocasionalmente apresenta episódios de vômitos? Pode se tratar de uma intolerância alimentar, a algum ingrediente específico e muitas vezes, comuns mas não óbvios. Alguns pets possuem intolerância ao frango ou até mesmo vegetais como berinjela ou cenoura. Por isso, seria ideal fazer uma dieta de eliminação.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.